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Notícias

Plano de Negócios 2024

Divulgado em 03/01/2024

Foi apreciado e aprovado pelo Conselho de Administração da Cesama, em reunião ordinária realizada no dia 11/12/2023, o Plano de Negócios 2024, elaborado pela Diretoria Executiva da companhia, ao encontro das disposições estabelecidas pela Lei n. 13.303/16.

Foram estabelecidas no Plano de Negócios as principais ações estratégicas da Cesama no ano de 2024, abrangendo, também, os projetos que serão executados pela companhia nos próximos 5 anos.

O Plano de Negócios 2024 pode ser consultado aqui.

Informações complementares podem ser obtidas junto à Secretaria de Governança Corporativa da Cesama, pelo e-mail seg@cesama.com.br.

 


Carta Anual de Políticas Públicas e de Governança Corporativa e Relatório Integrado referentes ao ano 2022.

Divulgado em 29/11/2022

Para fins de atendimento às disposições legais e estatutárias, o Conselho de Administração da Cesama aprovou e subscreveu a Carta Anual de Políticas Públicas e de Governança Corporativa de 2023, abrangendo as informações sobre a administração da companhia no exercício 2022. Também foi aprovado pelo Conselho de Administração o Relatório Integrado, contemplando as principais ações da companhia no ano de 2022.

Além de atender à Lei das Estatais (Lei n. 13.303/16) a elaboração e divulgação anual destes documentos reafirma o compromisso da Cesama com a transparência e a conformidade, demonstrando, também, os mecanimos existentes na companhia para garantir as melhores práticas de governança corporativa.

Informações complementares podem ser obtidas junto à Secretaria de Governança da Cesama, pelo e-mail seg@cesama.com.br.

Acesse aqui a Carta Anual 2023.

Acesse aqui o Relatório Integrado 2023.

 


Cesama realiza treinamento anual sobre Governança Corporativa

Divulgado em 22/11/2023

Integrantes dos Conselhos de Administração e Fiscal da Companhia de Saneamento Municipal (Cesama), da Prefeitura de Juiz de Fora, além de membros da Diretoria Executiva e do Comitê de Auditoria Estatutário da companhia participaram, na segunda-feira, 20, do treinamento anual obrigatório sobre práticas de Governança Corporativa. A capacitação tem como base as instruções da Lei Federal nº 13.303/16, cumprindo uma exigência pelo aprimoramento da gestão e transparência das empresas estatais.

Diretor-presidente da Cesama, Júlio César Teixeira destacou a importância do treinamento e do compromisso da companhia no cumprimento da legislação. “Acredito que não compete a nós opinar se a lei é boa ou é ruim, mas, sim, cumpri-la em todos os seus aspectos. O que nós procuramos fazer é simplificar, desburocratizar e harmonizar as práticas da companhia com as empresas estatais federais que estão mais evoluídas nesse sentido”. Por isso, ele completa, a capacitação foi de grande valia. “O treinamento foi feito de forma presencial, com uma professora muito capacitada, que permitiu que toda a administração tenha condição de exercer de forma mais efetiva suas ações e responsabilidades no dia a dia da empresa”.

Responsável pela condução da capacitação, a palestrante e advogada, Monique Rocha Furtado, também destacou o envolvimento da Cesama nos conteúdos abordados. “Embora seja um treinamento obrigatório, percebemos uma turma muito participativa e um comprometimento muito grande da alta administração”, destacou a palestrante, Segundo ela, esse segundo, em especial, é um princípio fundamental de governança corporativa, para que a companhia possa entregar valor público. “Não é só uma questão pro forme, mas uma oportunidade de compreender a relevância na tomada de decisão e dar a melhor o melhor retorno possível para a sociedade.”

Durante todo o dia, o treinamento englobou conteúdos diversos, como compliance, legislação, controles internos, código de conduta, lei anticorrupção e ESG (Environmental, Social and Governance). De forma didática, a palestrante deu um panorama do contexto que envolve as empresas estatais, desde o passado. “Importante entender a raiz da administração pública, que, ao longo dos anos, passou por um estilo patrimonialista, passando para um modelo burocrático e, por fim, chegando ao modelo gerencial, tendo o entendimento de qual é o maior cliente de uma empresa pública: o cidadão”, enfatizou Monique.

Em relação ao futuro, a secretária de Governança da Cesama, Edwiges Clemente de Oliveira, fala da expectativa com as contribuições proporcionadas pelo treinamento. "A capacitação contínua é sempre importante, pois garante uma atualização acerca das melhores práticas de governança corporativa, tão essencial para a proteção da empresa por meio de uma conduta ética, transparente e responsável dos seus administradores."

Informações complementares podem ser obtidas junto à Secretaria de Governança Corporativa da Cesama, pelo e-mail seg@cesama.com.br.

** Texto da Assessoria de Comunicação da Cesama

 


Planos de Trabalho do Conselho de Administração e da Diretoria Executiva para o exercício 2023

Divulgado em 07/02/2023

Reforçando seu comprometimento com a transparência, a Diretoria Executiva e o Conselho de Administração da Cesama aprovaram seus Planos de Trabalho para o exercício 2023.

Os Planos de Trabalho da Diretoria Executiva e do Conselho de Administração buscam sintetizar o conjunto de ações que serão realizadas pelos órgãos colegiados no decorrer do ano, garantindo o cumprimento das disposições legais, estatutárias e regimentais.

O Plano de Trabalho da Diretoria Executiva pode ser consultado aqui. Já o Plano de Trabalho do Conselho de Administração está disponível aqui.

Informações complementares podem ser obtidas junto à Secretaria de Governança Corporativa da Cesama, pelo e-mail seg@cesama.com.br.

 


Plano de Negócios 2023

Divulgado em 17/01/2023

Na reunião ordinária realizada em 12/12/2022, o Conselho de Administração da Cesama apreciou e aprovou o Plano de Negócios 2023. O Plano foi elaborado pela Diretoria Executiva da companhia, ao encontro das disposições estabelecidas pela Lei das Estatais.

O Plano de Negócios constitui um importante instrumento de governança corporativa da empresa, pois nele estão estabelecidas as principais ações estratégicas que serão executadas ao longo do exercício 2023, além de abranger os projetos decorrentes do desdobramento da estratégia de longo prazo da Cesama.

O Plano de Negócios 2023 pode ser consultado aqui.

Informações complementares podem ser obtidas junto à Secretaria de Governança da Cesama, pelo e-mail seg@cesama.com.br.

 


Revisão anual da Política de Transações com Partes Relacionadas

Divulgado em 18/11/2022

Foi aprovada pelo Conselho de Administração em reunião ordinária realizada no dia 26/09/2022 a 4ª revisão da Política de Transações com Partes Relacionadas da Cesama.

A revisão anual da Política visa atender às disposições da Lei das Estatais (Lei n. 13.303/16), em seu art. 8º, inc. VII, e demonstra o compromisso da companhia com a transparência e o cumprimento das obrigações legais.

A Política de Transações com Partes Relacionadas pode ser consultada aqui.

Informações complementares podem ser obtidas junto à Secretaria de Governança da Cesama, pelo e-mail seg@cesama.com.br.

 


Atualização do Guia de Normas Institucionais

Divulgado em 01/11/2022

Considerando a 2ª revisão do Regimento Interno do Conselho de Administração, aprovada pelo colegiado em 26/09/2022, a Secretaria de Governança da Cesama atualizou o Guia de Normas Institucionais da companhia.

O Guia tem como objetivo principal consolidar as normas institucionais vigentes na empresa, e abrange seu Estatuto Social, os regimentos dos seus órgãos estatutários - Conselhos de Administração e Fiscal, Comitê Estatutário, Comitê de Auditoria Estatutário e Diretoria Executiva - e seu Código de Conduta Ética e Integridade, além da Lei Municipal n. 13.473, de 21 de dezembro de 2016, que fixou as orientações para alterações de natureza estatutária da Cesama, ao encontro da Lei n. 13.303/16 - Lei das Estatais. 

A edição atualizada do Guia pode ser consultada aqui.

Informações complementares podem ser obtidas junto à Secretaria de Governança da Cesama, pelo e-mail seg@cesama.com.br.

 


Carta Anual de Políticas Públicas e de Governança Corporativa referente ao ano 2021.

Divulgado em 28/09/2022

O Conselho de Administração aprovou e subscreveu a Carta Anual de Políticas Públicas e de Governança Corporativa de 2022, abrangendo as informações sobre a administração da companhia no exercício 2021.

A Carta se mostra como mais um mecanismo de boas práticas na gestão pública e tem por objetivo conferir maior transparência às atividades da Cesama, além de atender à Lei das Estatais (Lei n. 13.303/16).

Informações complementares podem ser obtidas junto à Secretaria de Governança da Cesama, pelo e-mail seg@cesama.com.br.

Acesse aqui a Carta Anual 2022.

 


Relatório Integrado 2022.

Divulgado em 26/07/2022

Nesta segunda-feira, 25, o Conselho de Administração aprovou o Relatório Integrado da Cesama referente ao exercício 2021, elaborado em cumprimento à Lei das Estatais.

Todos os anos a companhia elabora e divulga seu Relatório Integrado, contemplando as principais ações realizadas pela empresa no decorrer do ano, contextualizando os resultados obtidos.

Informações complementares podem ser obtidas junto à Secretaria de Governança da Cesama, pelo e-mail seg@cesama.com.br.

Acesse aqui o Relatório Integrado 2022.

 


Novos membros do Comitê de Auditoria Estatutário tomam posse.

Divulgado em 30/03/2022

Nesta terça-feira, 29, dois novos membros tomaram posse no Comitê de Auditoria Estatutário (CAE) da Cesama: Mateus Clovis de Souza Costa e Renê Gonçalves de Matos.

Na oportunidade, o Diretor-Presidente da companhia, Júlio César Teixeira, lembrou sobre o papel do CAE, "que é um órgão que auxilia o Conselho de Administração, sendo fundamental para que ele possa tomar decisões com base em dados fidedignos e, assim, garantir que a empresa tenha vida longa".

 

** Texto da Assessoria de Comunicação da Cesama


Estatuto Social da Cesama é atualizado.

Divulgado em 23/03/2022

Em Assembleia Geral Extraordinária realizada no dia 21/02/2022, os acionistas aprovaram as alterações no Estatuto Social da Cesama.

As alterações contemplam, principalmente, a atualização dos valores das alçadas de autorização das licitações e contratos pela Diretoria Executiva e pelo Conselho de Administração, a fim de garantir maior agilidade na condução dos processos licitatórios pela Cesama, bem como refletir as variações de custos desde 2018, ano de aprovação do Estatuto Social adequado à Lei das Estatais.

O Estatuto Social da Cesama em vigor está disponível no Portal da Governança e pode ser consultado aqui.

O Guia de Normas Institucionais contemplando o Estatuto Social atualizado, está disponível aqui.

 


Política de Distribuição de Dividendos

Divulgado em 22/03/2022

Em cumprimento à Lei n. 13.303/16, em seu art. 8º, inc. V, a Cesama elaborou sua Política de Distribuição de Dividendos, a qual foi aprovada em Assembleia Geral Extraordinária ocorrida no dia 16/11/2021.

Além do atendimento à legislação, a Política objetiva, também, divulgar a todos os interessados as diretrizes de distribuição de dividendos da Cesama.

A Política de Distribuição de Dividendos está disponível no Portal da Governança e pode ser consultada aqui.

 


Plano de Negócios 2022-2026

Divulgado em 03/02/2022

A Diretoria Executiva elaborou e obteve aprovação do Conselho de Administração, de seu Plano de Negócios para o período 2022-2026, em atendimento à Lei das Estatais.

O Plano de Negócios é um instrumento de gestão plurianual e norteia as ações da Cesama para o período 2022- 2026, tendo como foco principal o exercício de 2022, por meio do monitoramento dos resultados da Companhia, em consonância com a Lei nº 13.303/2016, buscando, também, a universalização dos serviços de água e esgoto com modicidade tarifária.

O Plano de Negócios 2022-2026 está disponível no Portal da Governança e pode ser consultado aqui.

 


Relatório Integrado e Carta Anual de Governança Corporativa estão disponíveis para consulta.

Divulgado em 20/01/2022

Conforme previsão constante na Lei n. 13.303/16 - Lei das Estatais - o Conselho de Administração aprovou e subscreveu a Carta Anual de Governança Corporativa e o Relatório Integrado.

Os documentos consolidam informações relevantes da Companhia, tais como as atividades desenvolvidas, as políticas e práticas de governança corporativa e a remuneração dos administradores.

Na Carta Anual a Presidente do Conselho de Administração, Maria Helena Rodrigues Gomes, reforça o compromisso do Conselho com a sustentabilidade da Cesama, destacando que nos próximos anos o objetivo do órgão é manter a entrega dos resultados constantes e trabalhar em prol da empresa, dos seus empregados, dos acionistas e, principalmente, da sociedade.

A Carta Anual está disponível no Portal da Governança e pode ser consultada aqui. O Relatório Integrado está disponível aqui.

 


Comitê de Auditoria Estatutário da Cesama possui nova composição.

Divulgado em 24/11/2021

O Conselho de Administração da Cesama elegeu, em 26/10/2021, o Sr. Eduardo Duarte Rocha para compor o Comitê de Auditoria Estatutário - CAE. Além do novo membro eleito, integram o Comitê a Sra. Tatiana Campos Bonfim e Silva, na Coordenação, e o Sr. Ângelo José Cabral.

O Comitê de Auditoria da Cesama é um órgão estatutário de assessoramento ao Conselho de Administração, tendo como objetivos supervisionar a qualidade e integridade dos relatórios financeiros, a adequação dos processos relativos à gestão de riscos e as atividades dos auditores independentes e da auditoria interna.

Os extratos das atas das reuniões do Comitê de Auditoria Estatutário são divulgados no Portal da Governança e podem ser consultados aqui.

 


Conselho de Administração da Cesama aprova a 3ª revisão da Política de Transações com Partes Relacionadas

Divulgado em 08/11/2021

Em reunião ordinária realizada no dia 28/09/2021, o Conselho de Administração da Cesama aprovou a 3ª revisão da Política de Transações com Partes Relacionadas, em cumprimento ao disposto na Lei das Estatais (Lei Federal n. 13.303/16, art. 8º, inc. VII).

A Política de Transações com Partes Relacionadas estabelece as regras e consolida os procedimentos a serem observados pela companhia, quando da celebração de transações entre partes relacionadas, assegurando a competitividade, conformidade, transparência, equidade e comutatividade nas transações, de forma a assegurar, também, os interesses da Cesama, alinhada à transparência nos processos e às melhores práticas de Governança Corporativa.

Consulte aqui a 3ª revisão da Política.

 


Alta administração da Cesama recebe capacitação

Divulgado em 21/06/2021

Neste mês, a alta gestão da Cesama iniciou uma capacitação online da Fundação Dom Cabral. As aulas abordam temas como legislação societária e de mercado de capitais, divulgação de informações, controle interno e código de conduta, além da lei nº 12.846, a Lei Anticorrupção. Totalizando 16 horas, a iniciativa abrange a Diretoria Executiva da empresa, seus conselheiros fiscais e de administração, além de membros do seu Comitê de Auditoria Estatutário.

O diretor-presidente da Cesama, Júlio Teixeira, explicou que a capacitação é fruto do advento da lei nº 13.303 de 2016, conhecida como Lei das Estatais. “Ela estabelece que as sociedades de economia mista e empresas públicas, como a Cesama, deverão adotar uma série de práticas de gestão de riscos e controle interno. Daí a importância desse tipo de treinamento, que tem como objetivo a melhoria do serviço prestado a quem é de fato a dona da empresa, a população de Juiz de Fora”.

Já a presidente do Conselho de Administração da Cesama, Maria Helena Rodrigues, ressaltou a clareza e a precisão dos temas que estão sendo abordados ao longo da capacitação. “Um curso dessa natureza é fundamental para qualquer instituição, pois trabalha assuntos que irão garantir o adequado funcionamento dos sistemas, contribuindo para o desenvolvimento da sociedade”, afirmou.

“Trata-se de um debate fundamental, seja nas empresas públicas ou privadas. No caso do setor público, essa questão é ainda mais relevante, uma vez que ele utiliza recursos oriundos da população”, avaliou a presidente do Conselho Fiscal da Cesama, Fernanda Finotti. “Vivemos tempos tumultuados e de isolamento social, em que muitas pessoas deixaram de adotar posturas socialmente corretas. No calor da rotina, quase não temos tempo para refletir sobre nossas atitudes. Por isso, cabe à governança promover a ética nas relações e estabelecer códigos de conduta”, destacou Fernanda, que, ao lado da alta gestão da companhia, também participou de um curso específico sobre o Código de Ética e Integridade da empresa, no dia 10 de junho, conduzido pelo Secretário Executivo do Conselho de Ética Pública do Estado de Minas Gerais (Conset/MG), Jonatan Agnelli.

** Texto da Assessoria de Comunicação da Cesama

 


Cesama divulga edição atualizada do Guia de Normas Institucionais

Divulgado em 17/06/2021

A Secretaria de Governança da Cesama disponibilizou a edição atualizada do Guia de Normas Institucionais da companhia. O Guia tem como objetivo principal consolidar as normas institucionais vigentes na empresa, e abrange seu Estatuto Social, os regimentos dos seus órgãos estatutários - Conselhos de Administração e Fiscal, Comitê Estatutário, Comitê de Auditoria Estatutário e Diretoria Executiva - e seu Código de Conduta Ética e Integridade.

Entre as principais alterações estão a atualização do Regimento Interno do Conselho de Administração e a adequação do Estatuto Social da Cesama, com a alteração do seu art. 5º e a inclusão do parágrafo único em seu artigo 23.
 
Confira aqui o novo Guia na íntegra.

 


Divulgação do Relatório Anual do Comitê de Auditoria Estatutário

Divulgado em 14/06/2021

Em cumprimento ao art. 24, §1º, inc. VII da Lei Federal n. 13.303/16 - Lei das Estatais - o Comitê de Auditoria Estatutário da Cesama elaborou e apresentou ao Conselho de Administração, em reunião ordinária ocorrida no dia 25/05/2021, seu Relatório Anual, contendo as principais atividades realizadas pelo órgão no exercício 2020.

A exposição foi realizada pelo Coordenador do Comitê, Angelo José Cabral, e contou com a participação dos demais membros do órgão - Luiz Carlos Latuf Gomes e Tatiana Campos Bonfim e Silva. Também participou da reunião a Auditora Interna da Cesama, Carla Mendes Vidal Frota, uma vez que a unidade de auditoria interna é responsável por exercer as atividades de secretaria do Comitê de Auditoria Estatutário, conforme previsão constante em seu regimento.

Durante a exposição foram apresentadas, além das atividades realizadas pelo Comitê em 2020, o motivo de sua criação, por força da Lei das Estatais, sua metodologia de trabalho e a forma de proferir as recomendações durante os debates estabelecidos nas reuniões do órgão.

Acesse aqui o relatório do Comitê de Auditoria Estatutário.

 


Acionistas elegem novos Conselheiros de Administração e Fiscal da Cesama

Divulgado em 20/05/2021

Foram eleitos em Assembleia Geral, os novos membros dos Conselhos de Administração e Fiscal da Cesama, ao encontro das disposições da Lei Federal n. 13.303/16 - Lei das Estatais - e do Estatuto Social da Companhia.

O Conselho de Administração é composto por: Maria Helena Rodrigues Gomes, na Presidência, Roberto Tadeu dos Reis, Vice-Presidente e representante dos empregados, e pelos membros André Borges de Souza, Aurea Celeste Gouvea, Luís Cesário de Mendonça Lopes, Marco Aurélio Miguel Silva e Renata Fernandes da Silva.

Os membros titulares do Conselho Fiscal são: Fernanda Finotti Cordeiro, Presidente, Rogério José Lopes de Freitas, Vice-Presidente, e Martvs Antônio Alves das Chagas.

De acordo com o Estatuto Social da Cesama, o Conselho de Administração se reúne, ordinariamente, em periodicidade mensal, enquanto o Conselho Fiscal se reúne, no mínimo, trimestralmente, para analisar os balancetes e demais demonstrações financeiras da Companhia.

O calendário de reuniões ordinárias dos órgãos estatutários - Conselhos de Administração e Fiscal, Comitê de Auditoria Estatutário e Diretoria Executiva - está disponível para consulta no Portal da Governança neste link.

 


Cesama tem novo Diretor-Presidente

Divulgado em 04/02/2021

Foi eleito pelo Conselho de Administração o novo Diretor-Presidente da Cesama, Júlio César Teixeira, cujo mandato teve início em 01/01/2021. O Presidente é Mestre e Doutor em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e ex-Diretor da Faculdade de Engenharia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Nos dias 06, 11 e 21 de janeiro, o Diretor-Presidente se apresentou aos Gerentes, Assessores, Chefes de Departamento e Supervisores da Companhia, registrando as diretrizes que serão adotadas durante sua gestão, ao encontro das orientações do acionista majoritário da Cesama.

Acesse aqui a apresentação realizada pelo Diretor-Presidente.

Saiba mais sobre a Diretoria Executiva da Cesama aqui.

 


Divulgados o Plano de Negócios e a Carta Anual de Governança

Divulgado em 04/01/2021

Dando continuidade às ações de transparência, a Cesama divulgou no Portal da Governança a Carta Anual de Políticas Públicas e de Governança Corporativa e o Plano de Negócios 2021 - documentos anuais estabelecidos pela Lei das Estatais (Lei Federal n. 13.303/16).

A Carta Anual é o documento que consolida, em linguagem clara e objetiva, os compromissos de consecução dos objetivos da Companhia, que justificaram sua criação, com a definição dos recursos que serão empregados para esse fim, além de conter informações sobre a estrutura de Governança Corporativa da Cesama. Neste documento o Conselho de Administração registrou sua conclusão acerca do atendimento das metas e resultados na execução do Plano de Negócios pela Diretoria Executiva, em cumprimento ao disposto no art. 23, §2º da Lei das Estatais, transcrita a seguir: "mesmo diante de todas as adversidades e desafios que o ano de 2020 propôs, a Diretoria Executiva, desde o Projeto “Governança”, vem conduzindo a empresa de modo firme e perfeitamente integrado à legislação, refletindo tudo o que se espera daqueles que administram uma empresa com a relevância da Cesama para o Município. Especialmente durante esse período excepcional decorrente do cenário de pandemia, os Diretores Executivos mantiveram sua atuação, bem como permitiram uma Cesama atuante e funcional. Em um momento tão incerto e difícil, a Diretoria permaneceu atuando de forma diligente e atenta a todas as necessidades da empresa, cumprindo praticamente todas as metas propostas, exceto, justificadamente, o aumento dos índices referentes ao tratamento do esgoto sanitário. Deste modo, fica claríssima a necessidade da existência da Diretoria Executiva, justificada em sua própria competência na tomada de decisões, a qual deve manter-se coesa e atenta, conduzindo a Companhia em seu caminho de excelência a todos os cidadãos de Juiz de Fora".

O Plano de Negócios contém as propostas estratégicas da Diretoria Executiva para o exercício 2021, bem como as projeções para o horizonte 2021 - 2025.

Acesse aqui a Carta Anual.

Acesse aqui o Plano de Negócios 2021. 

 


Relatório Integrado está disponível para consulta

Divulgado em 22/12/2020

Em cumprimento ao estabelecido na Lei das Estatais, a Cesama divulgou seu Relatório Integrado referente ao exercício 2019.

O Relatório expõe de modo objetivo e claro a atuação da Companhia, além de divulgar de forma integrada as informações sobre a gestão dos administradores, bem como o meio de gerir as unidades da empresa, mediante a aplicação efetiva do seu planejamento estratégico, que leve à definição dos recursos financeiros necessários para garantir as operações da Cesama e de processos de trabalho mais eficientes, tudo dentro de uma visão de conjunto.

Acesse aqui o Relatório Integrado.

 


Cesama divulga o calendário de reuniões ordinárias dos órgãos estatutários para o próximo exercício

Divulgado em 18/12/2020

Dando continuidade às ações de transparência e governança, a Cesama divulgou o calendário de reuniões ordinárias dos órgãos estatutários - Conselhos de Administração e Fiscal, Diretoria Executiva e Comitê de Auditoria Estatutário - para o exercício 2021.

Conforme disposições estatutárias e regimentais, as reuniões ordinárias do Conselho de Administração são realizadas, no mínimo, mensalmente; do Conselho Fiscal, trimestralmente; e do Comitê de Auditoria Estatutário, bimestralmente. A Diretoria Executiva da Companhia se reúne semanalmente para discutir e deliberar acerca das matérias de sua alçada, bem como sobre assuntos estratégicos da empresa.

O calendário e a agenda de reuniões permitem garantir o planejamento anual para todos esses encontros, demonstrando comprometimento com as ações em curso e com aquelas vindouras, reforçando a clareza e transparência dos atos dos Administradores e membros de Comitês.

Acesse aqui o calendário de reuniões.

 


Cesama conclui o Projeto "Cesama 2020+"

Divulgado em 19/11/2020

A Companhia realizou ao final do mês de outubro a plenária de encerramento do Projeto “Cesama 2020+”, que teve como objetivo dar continuidade aos trabalhos iniciados no Projeto Governança, fazendo da Cesama uma empresa pública de excelência com princípios éticos, transparência, eficiência e qualidade. Os pilares do "Cesama 2020+" foram a gestão, os recursos e os projetos desenvolvidos, em alinhamento com o novo Planejamento Estratégico, atuando de forma estratégica, garantindo à companhia a correta aplicação dos seus recursos.

Em virtude da pandemia do novo coronavírus, o evento ocorreu de forma virtual e contou com a participação dos membros dos órgãos estatutários - Conselho de Administração, Diretoria Executiva, Conselho Fiscal e Comitê de Auditoria Estatutário - que assistiram a apresentação dos resultados dos comitês que integram a iniciativa. Durante quase dois anos, cerca de 35 empregados se dedicaram ao projeto, implantando ações estratégicas em diversos setores da empresa para consolidação de sua governança corporativa.


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Cesama divulga Carta Anual e Plano de Negócios

Divulgado em 03/02/2020

Em atendimento à Lei Federal n. 13.303/16 - Lei das Estatais - o Conselho de Administração da Cesama subscreve, anualmente, a Carta Anual de Políticas Públicas e de Governança Corporativa, contendo a explicitação dos compromissos de consecução de objetivos de políticas públicas pela Companhia, com definição clara dos recursos a serem empregados para o atendimento desses objetivos, bem como dos impactos econômico-financeiros de sua consecução, mensuráveis por meio de indicadores objetivos.

Na Carta Anual também constam informações relevantes da Companhia, em especial as relativas a atividades desenvolvidas, estrutura de controle, fatores de risco, dados econômico-financeiros, comentários dos administradores sobre o desempenho, políticas e práticas de governança corporativa e descrição da composição e da remuneração da administração. 

Ainda em cumprimento à Lei das Estatais, a Diretoria Executiva da Cesama elaborou o Plano de Negócios para o exercício 2020, cujo atendimento das metas e resultados é analisado anualmente pelo Conselho de Administração.

Conforme Estatuto Social da Cesama, as conclusões do Conselho de Administração acerca do atendimento das metas e resultados na execução do Plano de Negócios para o exercício 2019 encontram-se divulgadas na Carta Anual de 2020.

Os documentos podem ser acessados no Portal da Governança, na página Documentos de Governança, ou por meio dos links abaixo:

Carta Anual de Políticas Públicas e de Governança Corporativa - 2019

Plano de Negócios para o exercício 2020

 


Cesama promove capacitação para seus administradores

Divulgado em 24/12/2019

Nos dias 05 e 19 de novembro os Conselheiros de Administração e Fiscal, os membros da Diretoria Executiva e do Comitê de Auditoria Estatutário, e demais gerentes e assessores da Cesama realizaram o treinamento sobre as práticas de Governança Corporativa instituídas pela Lei Federal nº 13.303/16 (Lei das Estatais).

A capacitação foi conduzida pelos instrutores do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) e segundo a Secretária de Goverança da Companhia, Edwiges Clemente de Oliveira, "o encontro nos permitiu compreender melhor a importância da estrutura de Governança Corporativa na empresa, definindo de forma precisa as responsabilidades de cada um no exercício da sua função".

A Companhia também promove anualmente a capacitação de todos os seus empregados, administradores e colaboradores sobre o seu “Código de Conduta Ética e Integridade”, que vem reforçar os valores éticos, de fidelidade ao interesse público, honestidade, boa-fé, legalidade e impessoalidade, além de atender à regulamentação da  Lei das Estatais. 

 


Assista aos vídeos sobre o encerramento do Projeto Governança

Divulgado em 25/09/2019

A Cesama concluiu em 2018 as ações propostas pelo Projeto Governança, que tinha por objetivo principal adequar a Companhia às alterações promovidas pela Lei Federal nº. 13.303/16 - Lei das Estatais.

Para consecução das ações propostas, os trabalhos foram divididos entre 13 Grupos, cada um com a responsabilidade de desenvolver e executar um plano de ação consistente, ao encontro dos objetivos traçados pelo Projeto Governança.

Assista aos cinco vídeos contendo depoimentos dos integrantes do Projeto, que tanto contribuiu para que a Cesama alcance a excelência na gestão pública.

Parte 1 Parte 2 Parte 3 Parte 4 Parte 5

 

 


Cesama lança Portal da Governança

Divulgado em 25/06/2019

A fim de conceder maior transparência às ações de governança corporativa da Cesama, foi inaugurado o Portal da Governança da companhia, um espaço dedicado à divulgação de informações e documentos institucionais da empresa.

No portal encontram-se disponíveis para consulta: as atas dos conselhos e comitês que compõem a estrutura de governança da Cesama, a agenda de reuniões ordinárias dos órgãos, o Estatuto Social da companhia e os regimentos dos conselhos e comitês, o Código de Conduta Ética e Integridade, além de documentos diversos, elaborados em atendimento aos principios da governança, bem como às exigências da Lei das Estatais (Lei Federal nº. 13.303/16).

Serão divulgadas, também, notícias diversas sobre a governança corporativa na companhia, e a atuação dos conselhos e comitês. Desta forma, pretende-se garantir que todos os atos praticados nesse novo contexto da Cesama sejam de absoluta transparência e conhecimento de todos os cidadãos.

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