23/03/2015 Uso racional - Cesama lança campanha de conscientização em comemoração ao Dia Mundial da Água
Celebrado neste domingo, 22, o Dia Mundial da Água foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) para ampliar o debate sobre a preservação deste recurso essencial à vida. Chamando a atenção para este problema, que tem sido amplamente discutido, devido ao baixo índice pluviométrico registrado desde outubro, a Companhia de Saneamento Municipal (Cesama) lançou na tarde desta sexta-feira, 20, uma nova campanha de conscientização, que será veiculada em diversas mídias, tendo como alvo principal o público infantojuvenil.
O secretário de Comunicação da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), Michael Guedes, explicou que a ideia da campanha é transformar crianças e jovens em agentes multiplicadores de resultados, atuando como parceiros da Cesama em suas casas e escolas: “Além de ser exibido nas emissoras de TV, transmitido no rádio e publicado em revistas e jornais, este material será divulgado em escolas, instituições e condomínios, através de folders e cartazes, e nas nossas redes sociais. A partir de segunda-feira, 23, lançaremos uma campanha no portal da PJF e da Cesama, para escolha do nome da mascote que estrela a campanha: uma molécula de água”.
O diretor-presidente da Cesama, André Borges de Souza, destacou que a colaboração da população será essencial, para que a água desperdiçada hoje não faça falta nos próximos meses: “Quando iniciamos o rodízio, em outubro de 2014, registramos uma economia média de 6% no consumo de água. Em fevereiro deste ano, esse índice caiu para 3,7%, o que nos deixa em alerta, uma vez que as chuvas de verão foram aquém do esperado e nossos mananciais estão operando em uma situação longe do ideal para esta época do ano”.
“A Cesama já vinha investindo tanto em obras para reforçar o sistema de abastecimento, como a adutora de Chapéu d`Uvas e a estação de bombeamento da terceira adutora, quanto em campanhas estimulando o uso racional da água. Desde o início do rodízio de abastecimento estamos orientando a população, para que todos economizem, mesmo nos dias em que a interrupção do fornecimento de água não esteja afetando o seu bairro”, completou André.
Ampliação do diálogo com a comunidade
Além desta campanha, a companhia ainda conta com uma equipe de conscientização, formada por funcionários da empresa, para atuar diretamente na casa de usuários que desperdiçam água. Até o momento, a equipe já visitou 250 imóveis, que foram alvos de denúncias. A intenção, neste período, foi atacar as demandas que estavam acumuladas, para que, a partir de agora, o grupo possa atuar quase imediatamente após as queixas. As denúncias podem ser feitas pelo 115 ou pelo Fale Conosco do site da Cesama.
A Cesama tem realizado, também, palestras de conscientização diariamente em escolas e outras instituições. Nos dias 16 e 17, por exemplo, cerca de 160 alunos dos cursos técnicos do Centro de Formação Profissional José Fagundes (Serviço Nacional de Aprendizagem Indústrial - Senai) participaram deste projeto. No dia 18, a equipe da companhia palestrou para estudantes da Escola Estadual Francisco Bernardino, no Bairro Bairu. Já na quinta-feira, 19, o encontro foi realizado para 60 crianças assistidas pela Legião da Boa Vontade (LBV) de Juiz de Fora, no Bairro Santo Antônio.
Para a segunda-feira, 23, está programada uma nova apresentação na LBV, às 15 horas. Na terça, 24, será a vez da Escola Estadual Batista de Oliveira, no Bairro Costa Carvalho, participar do projeto, às 15 horas. No mesmo dia, o engenheiro da Cesama, Mário Araújo Porto Filho, irá ministrar uma palestra sobre o atual panorama hídrico do município para funcionários da Mercedes Benz. Na quarta, 25, às 15h45, o projeto de conscientização será apresentado para os alunos do Instituto Vianna Júnior, no Centro.
* Informações com a Assessoria de Comunicação da Cesama pelo telefone 3239-1255.