07/11/2014 Subadutora de São Pedro - Cesama já concluiu 90% das redes de recalque e distribuição de água
A Cesama já executou 90% das obras de implantação das redes de recalque e distribuição de água, que irão compor o sistema da nova Subadutora de São Pedro. No total serão mais de quatro quilômetros de tubulações, que se estenderão pelo loteamento Parque das Águas, entre as comunidades de Caiçaras e Carlos Chagas, e no prolongamento da Avenida Senhor dos Passos, no Bairro São Pedro.
Segundo o diretor de Desenvolvimento e Expansão da Cesama, Marcelo Mello do Amaral, para os próximos dias está previsto o início da fase de testes em alguns dos trechos já executados: “Iremos implantar ainda 200 metros de redes de distribuição nas proximidades da BR-440 e efetuar a transposição da linha férrea no Bairro Cerâmica, para concluir os outros 200 metros de tubulações de recalque restantes”.
O diretor explicou que as redes terão como função reforçar o abastecimento na região da Cidade Alta, principalmente nos períodos de maior consumo. “Elas irão transportar a água do Caiçaras até a Cidade Alta, cuja oferta hídrica passará de 120 para 200 litros por segundo”, anunciou Amaral.
Companhia segue com construção de reservatório e estação elevatória
A Cesama também dá continuidade à implantação do seu novo reservatório, na parte alta do Bairro Caiçaras. Os trabalhos já estão 95% executados e, atualmente, seguem focados na impermeabilização interna da unidade e na montagem do barrilete, responsável por interligar o reservatório às redes de recalque e distribuição. Parte integrante do sistema da nova Subadutora de São Pedro, a unidade terá capacidade para armazenar cinco milhões de litros.
Também continua em andamento a construção da nova estação elevatória do Bairro Carlos Chagas, que já conta com sua fundação profunda executada. Através de 1,2 quilômetro de novas redes, a estação receberá a água vinda da terceira adutora, na Avenida Brasil, e irá bombeá-la até o reservatório do Bairro Caiçaras. Orçado em R$ 16 milhões, o conjunto de obras da nova subadutora tem previsão de início de operações para o primeiro trimestre de 2015.
* Informações com a Assessoria de Comunicação da Cesama pelo telefone 3239-1255.