09/07/2025 Diretoria da Cesama realiza visita técnica às obras que vão impactar em melhoria do saneamento básico em Juiz de Fora

Postado por: Cesama

Com o objetivo de acompanhar, de perto, importantes investimentos que a Companhia de Saneamento Municipal (Cesama) vem realizando em segurança hídrica e no aumento dos índices de tratamento de esgoto na cidade, a diretoria executiva da companhia realizou, nesta quarta-feira, 9, uma maratona de visitas técnicas.  

A primeira parada aconteceu na represa Dr. João Penido, onde está sendo construído um amplo vertedouro, estrutura utilizada para controlar o fluxo e o escoamento seguro do excesso de água. Liderando o grupo, o diretor-presidente da Cesama, Lincoln Santos Lima, explicou a relevância dessa obra. Segundo ele, por dois motivos: “primeiro, para reforçar a estabilidade da barragem e, segundo, para a operação do volume de água da represa”. Ele detalha que, “além de um trabalho preventivo de mais segurança à barragem, vai permitir uma maior capacidade de reservação de água no período de seca, especialmente mediante às mudanças climáticas cada vez mais intensas nos últimos tempos, com aumento do volume de chuvas.”

Na sequência, a equipe se deslocou para acompanhar os investimentos da Cesama visando à despoluição do Rio Paraibuna e córregos da cidade, começando com a integração das estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) Barreira do Triunfo e Barbosa Lage, por meio da adequação da elevatória 01 – Barbosa Lage. Para Marcelo Mello do Amaral, diretor de Desenvolvimento e Expansão da companhia, trata-se de uma frente importante, “que vai capacitar essa elevatória a receber todo o esgoto que já viria para a ETE Barbosa Lage e que, agora, deverá incluir o de Barreira do Triunfo, além do volume coletado pelos futuros coletores Náutico e da estrada velha da represa, otimizando o sistema”. Outro ganho, segundo ele, “serão as melhorias operacionais para facilitar o processo de manutenção e de operação desse tipo de estrutura.”
 
O coletor Tapera foi o terceiro ponto de visita da equipe. Nesse caso, explicou o diretor-presidente Lincoln, a obra tem como objetivo “coletar o esgoto da Região Leste, incluindo os bairros Bandeirantes, Quintas das Avenidas, Santa Terezinha e parte do Eldorado que, atualmente, chega ao córrego Tapera, encaminhando-o à elevatória Mariano Procópio.” O diretor Marcelo completou, explicando como o trabalho está sendo feito. “Por meio de redes auxiliares que vão ser instaladas às margens do córrego, o objetivo é recolher esse esgoto, hoje lançado dentro do córrego, encaminhar ao coletor, depois ao interceptor, localizado à margem do rio Paraibuna, para então, seguir para tratamento na ETE União-Indústria.”

Terminada a visita ao Tapera, a comitiva se deslocou para conhecer as obras da elevatória Mariano Procópio, que, em resumo, consiste, em um conjunto de bombas, planejadas para levar o esgoto captado nos coletores Tapera e São Pedro, para a elevatória Independência e, por sua vez, à elevatória Vila Ideal, com destino à ETE União-Indústria. “Essa é uma obra que envolve uma escavação profunda, de cerca de dez metros de profundidade, ou seja, com um grande nível de dificuldade e no meio do ambiente urbano. Mas tudo está sendo feito no sentido de minimizar o impacto à população”, garantiu Marcelo.

O último destino da comitiva foi a Avenida Brasil, próximo ao viaduto Augusto Franco, onde está sendo executada a complementação dos interceptores de esgoto e travessias. “Aqui estamos fazendo uma travessia por baixo do leito do Paraibuna, entre os bairros Santa Terezinha e São Bernardo, que vai permitir que todo o esgoto da margem esquerda do rio consiga chegar ao sistema de interceptores do lado direito e, então, seja encaminhado às elevatórias Mariano Procópio e Independência para chegar à ETE”, explicou Lincoln. Marcelo completou afirmando que, assim como a elevatória Mariano, trata-se de uma obra com grande grau de dificuldade, pela profundidade. “Estamos utilizando, nesse caso, uma tecnologia inovadora, o método não-destrutivo, ao longo da avenida, no sentido de diminuir o transtorno à população”. Mas o diretor-presidente Lincoln garante que os benefícios serão ainda maiores, “aumentando o nosso índice de tratamento de esgoto, que hoje está acima de 40%”. E conclui. “O que estamos fazendo é investindo cada vez mais no saneamento em Juiz de Fora”.

Outras informações:
(32) 3692-9179 - Assessoria de Comunicação

transparência