17/11/2015 Coral Cesama apresenta recital Grito dos Palmares em celebração ao Dia da Consciência Negra
Para comemorar o “Dia Nacional da Consciência Negra”, na sexta-feira, 20, o Coral Cesama está preparando uma apresentação especial, enaltecendo a cultura afro-descendente. O recital “Grito dos Palmares” trará um repertório abrangendo desde o canto africano, em sua essência, até seus desdobramentos no Brasil e em outros países. A apresentação será às 19 horas, no Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm), com entrada gratuita.
A presidente do Coral Cesama, Creuza Aperibense Menon, contou que a ideia do recital foi do próprio regente do grupo, Victor Cassemiro: “O repertório foi escolhido pelos participantes do coro. A partir daí, buscávamos saber a origem das letras, o que elas representavam e em que contexto haviam sido compostas. Os ensaios começaram em agosto”.
O recital reunirá peças de compositores consagrados da música popular brasileira (MPB), cantos tradicionais africanos, negro spiritual e sambas de enredos. Entre as escolhas estão “Retirantes”, de Dorival Caymmi e Jorge Amado, “Canto de Iemanjá”, de Vinicius de Moraes e Baden Powell, e “Ganga Zumba”, de José Jacinto Macário. Para enriquecer a apresentação, serão utilizados trajes típicos e batuques, com performances e interpretação de poesias. Além desta exibição, o coral estará em Bom Jardim de Minas no dia 21, sábado, e mais uma vez em Juiz de Fora, no dia 29, no Museu Mariano Procópio, às 10 horas.
O Coral Cesama é uma associação sem fins lucrativos, patrocinada pela Companhia de Saneamento Municipal – Cesama. Foi fundado em 1991, com o objetivo de disseminar a conscientização ambiental, mantendo o tema “água” como maior diretriz, e de divulgar a MPB, não deixando de lado o erudito, o sacro, o negro spiritual e o folclore, o que demonstra toda sua versatilidade.
*Outras informações com a Assessoria de Comunicação da Cesama pelo telefone 3692-9179.