18/08/2014 Cesama já concluiu 95% das obras do novo reservatório do Bairro Caiçaras

 

Dando continuidade às obras do sistema da subadutora de São Pedro, a Cesama já concluiu 95% dos trabalhos de implantação do seu novo reservatório na parte alta do Bairro Caiçaras. Atualmente, a companhia está finalizando a execução das duas células que irão compor a unidade, que terá capacidade para armazenar cinco milhões de litros.

O diretor de desenvolvimento e expansão da Cesama, Marcelo Mello do Amaral, conta que também foi iniciada a montagem do barrilete, responsável por interligar o reservatório aos mais de quatro quilômetros de novas redes de recalque e distribuição. “Essas tubulações estão sendo implantadas, respectivamente, no loteamento Parque das Águas, entre as comunidades de Caiçaras e Carlos Chagas, e no prolongamento da Avenida Senhor dos Passos, no Bairro São Pedro”, detalha.

Marcelo explica que a implantação das redes de recalque já está 90% concluída, enquanto a tubulação de distribuição conta com 50% de sua extensão executada. “Essas tubulações irão transportar a água do Caiçaras até a região da Cidade Alta, que terá uma oferta de água de 200 litros por segundo nesse sistema. Atualmente, o fornecimento local gira em torno de 120 litros de água por segundo”.

Em julho, a Cesama ainda deu início à construção de uma nova estação elevatória no Bairro Carlos Chagas, que também irá integrar o sistema da subadutora de São Pedro. Atualmente, a companhia está preparando o local para receber a infraestrutura da unidade, o que inclui ações de locação e terraplanagem do terreno. Através de 1,2 quilômetros de novas redes, a estação receberá a água vinda da terceira adutora, na Avenida Brasil, e irá bombeá-la até o reservatório do Bairro Caiçaras. Orçado em R$ 16 milhões, o conjunto de obras da nova subadutora tem previsão de término para o final de 2014.

* Informações com a Assessoria de Comunicação da Cesama pelo telefone 3239-1255.

transparência