04/12/2023 Campanha da Cesama contra diabetes e hipertensão tem ampla adesão

Postado por: Cesama

A atenção à saúde já faz parte da rotina de Rogéria Pilate Braga, chefe do Departamento de Planejamento de Obras (DPOB) da Companhia de Saneamento Municipal (Cesama). Mas as iniciativas proporcionadas pela empresa, segundo ela, são sempre uma oportunidade para complementar esse autocuidado. “Faço avaliações constantes, procuro ir ao médico com regularidade, faço academia, mas as ações da Cesama me permitem sair um pouco da correria do dia a dia para dar ainda mais destaque a questões importantes, como é o caso da hipertensão e da diabetes”. A fala de Rogéria é baseada na campanha Saúde em Dia, que está sendo promovida pelo Departamento de Saúde e Segurança no Trabalho (Dest) da companhia até a próxima terça-feira, 5, e que tem como foco levar aos empregados um olhar atento a essas doenças crônicas que, embora sem cura, podem ser tratadas e controladas.

Segundo a assistente social da Cesama, Luciana dos Santos Tirapani Dalamura, trazer os temas da diabetes e da hipertensão para o ambiente da empresa é de extrema importância, uma vez que estão entre “as principais patologistas que acometem os trabalhadores.” Por isso, mais do que a troca de conhecimentos, a campanha ofereceu aos empregados serviços diversos, como aferição de pressão, controle de glicemia, pesagem e medição da circunferência abdominal. Representando a empresa terceirizada responsável pela realização desses serviços, Judiane das Graças Silva avalia a iniciativa. “Ganha o empregado, mas também a empresa. A humanização permite trabalhar com mais satisfação, mais tranquilidade e é fundamental estar com saúde para promover um serviço de qualidade”.

Participando com um acompanhamento direcionado aos casos necessários, a médica Mariana Gazolla também ressalta a riqueza da campanha, permitindo um momento de orientações, mas também de acolhimento aos empregados. “A campanha é excelente, pois está nos nos possibilitando um olhar mais completo, abrindo espaço para o diálogo, pois percebemos que, muitas vezes, há outras questões envolvidas, como excesso de peso, estresse.” E ela completa que o feedback tem sido muito positivo. “Estamos com uma adesão muito alta e os funcionários muito interessados, procurando, conversando, perguntando”. 

A Campanha Saúde em Dia 2023 encerra suas atividades nos próximos dias 4 e 5, nas Estações de Tratamento de Água (ETAs) e Esgoto (ETEs), com as ações itinerantes. Mas, assim como em outras campanhas do Dest, a proposta é ir muito além. “A ideia é fazer uma base de dados, com comparativos que possam virar indicadores internos. Isso será muito importante para fazermos, no futuro, uma comparação com o nível nacional e ver onde a Cesama está, criando estratégias para reduzir esses números”, concluiu Luciana.

transparência