16/02/2024 Visando à qualidade, substituição de hidrômetros pela Cesama acontece antes do prazo recomendado pelo Inmetro

Postado por: Cesama

A Companhia de Saneamento Municipal (Cesama) da Prefeitura de Juiz de Fora está realizando, desde dezembro de 2023, uma campanha para substituição de hidrômetros de imóveis residenciais e comerciais na cidade. O serviço é gratuito ao usuário e não afeta o abastecimento local, mas visa garantir uma medição mais precisa no consumo mensal de água e nos índices de perdas apurados pela companhia.

Conforme Portaria nº 295/2018 do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), a troca dos hidrômetros é recomendada a cada sete anos, em razão do tempo de vida útil do aparelho. No entanto, com o intuito de garantir a máxima confiabilidade do equipamento, a Cesama faz a substituição em tempo bem menor ao recomendado.

Tudo isso permite uma cobrança justa nas contas de água. Isso porque um hidrômetro novo possui uma medição certificada pelo Inmetro, sendo submetido a inspeções de recebimento de lotes, quando são verificadas as condições metrológicas do equipamento.

Para garantir o máximo padrão de qualidade, a Cesama também investe em outras frentes, por meio de treinamentos internos para as equipes de campo. Dentre as instruções estão temas, como abordagem ao cliente, normas de substituição, preenchimento do serviço e logística.

Substituição segue cronograma de regiões mapeadas pela Cesama

A substituição de hidrômetros segue um cronograma estabelecido pela Cesama, dividindo Juiz de Fora em 20 regiões previamente mapeadas. Diariamente, são trocados cerca de 200 hidrômetros O trabalho acontece em sintonia com outros setores da empresa, de modo a não prejudicar os prazos da leitura dos hidrômetros. Isso pode fazer, por exemplo, com que uma determinada região não tenha todas as trocas realizadas de uma só vez.

transparência