11/08/2022 Sipat da Cesama debate segurança e qualidade de vida no trabalho

Postado por: Cesama

Após dois anos sendo realizada virtualmente devido à pandemia, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat) da Cesama voltou a integrar empregados presencialmente, desta vez, no Parque Municipal. Em sua trigésima primeira edição, o evento debate segurança e qualidade de vida no trabalho. A abertura do encontro, realizada na manhã desta quinta-feira, 11, contou com a participação da prefeita Margarida Salomão.

Durante sua fala, Margarida lembrou que a Cesama é referência para o restante da administração municipal em termos de tecnologia, cultura organizacional e corpo técnico. “Desde a nossa campanha, nos comprometemos a mantê-la como uma empresa pública, pois entendemos que saneamento básico é uma tarefa que deve ser gerida publicamente. É um trabalho essencial, mas que, muitas vezes, acaba sendo invisível, pois são obras subterrâneas. Fico feliz por estar à frente da Prefeitura de Juiz de Fora neste momento, quando a companhia tem obtido tantos avanços em obras de extensão e substituição de redes, além do projeto de Despoluição do Rio Paraibuna, fazendo com que o tratamento de esgoto municipal tenha subido de 7 para 31% recentemente”, avaliou.

Já o diretor-presidente da Cesama, Júlio César Teixeira, celebrou o retorno da Sipat ao seu formato presencial. “É um momento de muita alegria, pois é a primeira vez que podemos nos encontrar com um grande grupo de pessoas, graças à superação da pandemia. O objetivo da nossa empresa é, sobretudo, a preocupação com a saúde e a segurança dos empregados, para que eles possam seguir diariamente com esta nobre função, que é levar água tratada para a população e garantir a coleta e o tratamento do esgoto do município”. 

O evento foi organizado pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) da Cesama, cuja gestão 2021/2022 é presidida pelo empregado da companhia, Paulo Sérgio de Paula. “Em nome de todos os membros da Cipa, gostaria de agradecer pela confiança depositada no nosso grupo. Esta Sipat foi pensada para todos os funcionários e irá abordar temas como comportamento seguro, assédio moral e motivação no trabalho”, detalhou. 

“Parabenizo a prefeita, pois é a primeira vez que vejo uma chefe do Executivo vir a nossa Sipat. Também temos avançado muito com o trabalho feito pelo Júlio, sempre presente na companhia e com quem temos um diálogo muito bacana. Sem acidentes a empresa ganha com produtividade e nós teremos uma saúde melhor”, afirmou o presidente do Sindicato dos Empregados das Indústrias e Serviços de Purificação e/ou Distribuição de Água e Serviços de Esgoto (Sinágua), Edinaldo Sid Clei.

Evento segue nesta sexta e sábado

As palestras da Sipat serão realizadas até esta sexta, 12, mobilizando cerca de 240 empregados. Os trabalhos estão sendo conduzidos pelo assessor técnico da presidência da Cesama, Paulo Sales; a gerente da Secretaria de Assistência Social (SAS), Ana Paula Medeiros; a psicóloga da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), Patrícia Santiago; e o professor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Victor Ferreira. 

Encerrando o evento, a Cesama irá promover um Dia de Integração Cultural neste sábado, 13, a partir das 10h, no Parque Municipal. Ao longo do dia, os empregados e seus convidados irão participar de jogos, oficinas, apresentações musicais, caça-talentos e homenagens aos trabalhadores aposentados da empresa.

 

Outras informações:
(32) 3692-9179 - Assessoria de Comunicação da Cesama

transparência