21/06/2022 Prefeitura finaliza rede de água do Sagrado nesta terça-feira, 21

Postado por: Cesama

A rede tronco de água que irá ampliar a capacidade de abastecimento do Bairro Sagrado Coração de Jesus e região será concluída pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) nesta terça-feira, 21. A última interligação entre a nova rede implantada e o sistema da Companhia de Saneamento Municipal (Cesama) está sendo executada na Rua Padre Guilherme Goossens, no Sagrado. Assim que os serviços forem concluídos, a tubulação será colocada em período de testes.
 

Segundo o diretor-presidente da Cesama, Júlio César Teixeira, a nova rede foi executada para atender a população projetada para a área até 2042. "Com o crescimento populacional da região do Sagrado, composta pelos bairros Cidade Nova, Vale Verde, Santa Lola, Umuarama, Santa Efigênia, Sagrado Coração de Jesus, Jardim Gaúcho, Previdenciários, São Geraldo e adjacências, nos verões, a população começou a sentir falta de água em alguns pontos. Assim, no início de 2021, a Cesama fez o projeto de ampliação da rede tronco de água, cujas obras começaram em julho de 2021 e estão sendo concluídas agora, em junho. É uma obra importante, que irá melhorar a qualidade de vida da população desses bairros, que contarão com um sistema de abastecimento mais robusto, inclusive nos dias mais quentes".
 

O diretor de Desenvolvimento e Expansão da companhia, Marcelo Mello do Amaral, explica que, em virtude do crescimento da região, as redes de água foram ampliadas na medida em que as ruas também foram. "Isso implica numa implantação de redes mais finas chegando em pontos mais distantes, pois, quanto maior o prolongamento da tubulação, menor é o diâmetro possível da rede. E isso limita a expansão do sistema e, consequentemente, da área atendida. A rede tronco construída, que está sendo finalizada hoje, é como uma grande artéria, que cruzará toda a região com tubulação de maior calibre, chegando ao extremo dos bairros. Com isso, algumas elevatórias de água poderão, inclusive, ser eliminadas, reduzindo a dependência de energia elétrica para o funcionamento do sistema", afirmou.
 

A nova tubulação tem sete quilômetros de extensão no total e representa um investimento de cerca de R$ 3,4 milhões no sistema de abastecimento da cidade, garantindo maior oferta de água para a região do Sagrado e adjacências, com melhor eficiência na distribuição do produto.

transparência