23/02/2024 Dados do IBGE confirmam qualidade nos serviços de água e esgoto em Juiz de Fora
Dados do Censo 2022 divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira, 23, apontam a efetividade e os resultados do Programa Boniteza, da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF). Dentre eles, a cidade obteve a segunda melhor marca entre as dez maiores cidades de Minas Gerais no quesito abastecimento de água, serviço de responsabilidade da Companhia de Saneamento Municipal (Cesama).
A divulgação revelou que 99,8% dos moradores de Juiz de Fora possuem abastecimento de água adequado. Já no caso de serviços de esgoto, também realizado pela Cesama, os resultados mostraram que 95,57% do município é atendido satisfatoriamente. A pesquisa foi realizada em 267.747 domicílios do município, considerados particulares e permanentes.
Os números revelaram também um importante avanço de Juiz de Fora em relação à ultima pesquisa do censo, realizada em 2010. Em relação ao abastecimento de água, os resultados, à época foram de 96,42% de abastecimento de água e 94,33% de coleta de esgoto. Ou seja, um aumento de 3,38% no caso da água e 1,24% em relação ao esgoto.
Outro índice do censo 2022 que coloca Juiz de Fora em destaque é a coleta de lixo, com 99,44% da população atendida pelos serviços do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb). Em 2023, o Demlurb ampliou as rotas de coleta seletiva. Com isso, Juiz de Fora lidera o ranking mineiro em cidades a oferecer o serviço de coleta seletiva para 90% da população, baseado em municípios de nível populacional acima de 200 mil habitantes.