28/02/2024 Cipa recebe treinamento sobre ferramenta atualizada no combate a doenças e acidentes ocupacionais

Postado por: Cesama

Integrantes da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho e Assédio (Cipa) 2023/2024, da Companhia de Saneamento Municipal (Cesama), se reuniram, na tarde desta terça-feira, 27, para conhecer uma ferramenta importante no contexto da saúde ocupacional: o Relatório Analítico da execução do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO). Fruto das alterações apresentadas pela Norma Regulamentadora (NR) 7, em janeiro de 2022, trata-se de um documento que permite a realização de comparativos e um acompanhamento preciso da realidade sobre as condições de saúde ocupacional.

“Nosso objetivo aqui hoje é conhecer mais sobre esse relatório, que faz parte do PCMSO”, explica a presidente da Cipa, Ana Carolina Campos. Ela conta que, diante dos resultados apresentados, identificando a incidência de problemas de saúde relacionados ao trabalho, a comissão quer contribuir com ações de “prevenção e promoção da saúde dos colaboradores.”

Responsável pela consolidação e apresentação do Relatório Analítico, juntamente com o Departamento de Saúde e Segurança no Trabalho (Dest) da Cesama, a médica Zenaide Rodrigues detalhou aos presentes os números da Cesama de agosto de 2022 a julho de 2023. “Nesse período, foram realizados 557 exames, incluindo admissionais, periódicos, mudança de risco, demissionais, exames de retorno ao trabalho. Também foram realizados outros atendimentos com avaliações clínicas para condução de veículo, particularidades de saúde, atendimentos pós campanhas internas, avaliações de acidentes e doenças e outras demandas espontâneas”.

Com base em informações como essas, ela completa, o relatório visa “dar ciência das principais intercorrências, avaliar como está a saúde dos empregados e trabalhar em cima disso, contando com o apoio da Cipa para propor medidas”. Tudo isso agora de uma forma mais completa, afinal o Relatório Analítico conta com uma série de novidades, em informações e permitindo correlações com outros importantes documentos, como o Programa de Gerenciamento de Risco (PGR) e as Comunicações de Acidente de Trabalho (CAT).

Mas, para um trabalho ainda mais completo, a Cesama, foi além. “Mesmo não sendo obrigatório, incluímos os números de absenteísmo, que são os motivos de faltas ao trabalho, mostrando os percentuais com base no Código Internacional das Doenças (CID)”. No recorte, ela destacou um tema em evidência: a saúde mental. “Embora represente somente 0,5% dos atestados de curto prazo apresentados pelos empregados da companhia, elas são responsáveis por 40% da incapacidade de longo prazo”, alertou.

Outras informações:
Assessoria de Comunicação: 3692-9179

transparência