21/06/2023 Cesama recebe representante do Ipem-MG para certificação do trabalho de aferição de hidrômetros

Postado por: Cesama

O Departamento de Medição e Controle (Demc) da Companhia de Saneamento Municipal (Cesama) recebe até esta quinta-feira, 22, a visita de um representante do Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais (Ipem-MG), órgão fiscalizador do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). A visita tem como objetivo a inspeção da bancada gravimétrica da companhia, utilizada para ensaios de aferição de hidrômetros.

 “A fiscalização ocorre anualmente e o laudo final tem validade de um ano, sendo um importante documento que atesta a credibilidade da Cesama”, explica Fábio Almeida, chefe do Demc. Segundo ele, desde 2012, quando a bancada gravimétrica foi adquirida, a Cesama tem recebido a aprovação do Ipem-MG. “Antes, tínhamos uma bancada do tipo volumétrica, com capacidade mais limitada de aferição e testes”. Ter a normatização do equipamento, que está instalado na unidade Regional Sul, no bairro São Mateus, é um parâmetro importante para a avaliação dos hidrômetros, que ocorre “seja para aferição, a pedido do usuário, ou para inspeção de lotes, no caso de produtos novos”, completa Fábio.

Coordenador de micro e macromedição do Demc, Klessius Oliveira, conta que na Cesama as substituições de hidrômetros integram um ativo programa voltado para este fim, que realiza manutenções corretivas e também preventivas dos equipamentos, hoje presentes em 160 mil ligações em Juiz de Fora. “A norma determina que todo hidrômetro deve ser aferido a cada cinco anos de uso”. No entanto, ele reforça que, considerando o custo e a qualidade do resultado final, a Cesama opta “sempre pela substituição por um novo hidrômetro e faz isso em um prazo menor ao limite estabelecido, em cerca de quatro anos, garantindo a fiel leitura do volume consumido”.

Trabalho reforça compromisso da Cesama com a qualidade

Além dos trabalhos com foco na micromedição, que consistem em medir o correto consumo de cada imóvel por meio dos hidrômetros, o Demc é também responsável pelos serviços de macromedição, que incluem “a apuração dos volumes de água produzidos pela Cesama, com a aferição e calibração dos sistemas medidores, e, ainda, trabalhos de geofonia, para localizar possíveis vazamentos ocultos”.

Todo esse cuidado atesta a preocupação da Cesama com a qualidade nas diversas etapas percorridas pela água que abastece a população de Juiz de Fora, tendo como exemplo essa inspeção do Ipem-MG. “Ao normatizar nossa bancada, estamos garantindo legalidade ao trabalho da Cesama e credibilidade aos serviços que são oferecidos aos usuários”, conclui Fábio.

Outras informações:
(32) 3692-9179 - Assessoria de Comunicação da Cesama  

transparência