Cesama - água é vida

Newsletter

Receba todas as novidades da Cesama.

?>
 

Serviços

 

Publicado em: 12/05/17

Obras da nova estação elevatória de esgoto da Cesama estão 90% concluídas

Obras da nova estação elevatória de esgoto da Cesama estão 90% concluídas

 

A Companhia de Saneamento Municipal (Cesama) já finalizou cerca de 90% dos trabalhos de construção da nova estação elevatória de esgoto da Avenida Brasil, próxima ao Viaduto Augusto Franco. A unidade integra as obras de despoluição do Rio Paraibuna, que abrangem 40 quilômetros de tubulações ao longo das margens do rio e de cinco córregos, além de duas novas estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) e mais cinco elevatórias.

O diretor de desenvolvimento e expansão da Cesama, Marcelo Mello do Amaral, explicou que estas estações são necessárias em cidades íngremes como Juiz de Fora, auxiliando no bombeamento do esgoto, diante do terreno acidentado: “O volume, que antes era lançado nos córregos Tapera, Matirumbide e São Pedro será transportado por rede de recalque até a Avenida Francisco Valadares, e depois descerá, por gravidade, até uma segunda estação elevatória, no Bairro Vila Ideal, a maior unidade dentre as cinco previstas, para então chegar até a ETE União-Indústria, que já está em fase final de construção, em Granjas Bethel”.

“Estamos concluindo a montagem da parte de automação, elétrica e mecânica da unidade. Já instalamos uma caixa para o medidor de vazão da estação e, agora, executamos a concretagem da ala onde será alocada a descarga da rede, além da sua válvula de retenção. A previsão é de que a unidade esteja pronta no segundo semestre de 2017”, afirmou Marcelo.

A previsão é de que, ainda este ano, sejam finalizadas as obras da primeira fase do projeto, que incluem elevatórias e redes localizadas na margem direita do Rio Paraibuna, desde a Rua Benjamim Constant até a ETE União-Indústria. 

Serão necessárias, também, as obras da segunda etapa, englobando a implantação de coletores de esgoto nas margens dos principais córregos da cidade, como o de São Pedro e Tapera (com trabalhos já iniciados), Matirumbide, Poço d´Antas e Santa Luzia, incluindo as respectivas estações elevatórias, para que, desta forma, este conjunto de obras seja interligado ao sistema construído na primeira fase do projeto.



* Informações com a Assessoria de Comunicação da Cesama no telefone 3692-9179.


 

Imagens


 
 

+ novidades

 
 
 
 

>> Intranet

© 2010 - Cesama - Todos os direitos reservados . Termos de Uso

ato.interativo - agência web