12/08/2021 Prefeita visita obras da quarta adutora com vida útil estimada em 70 anos

Postado por: Cesama

Na manhã desta quinta-feira, 12, a prefeita Margarida Salomão visitou as obras da quarta adutora acompanhada pelos diretores da Companhia de Saneamento Municipal (Cesama) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF). Orçada em R$ 35 milhões, a adutora irá ampliar a capacidade de transporte da água das unidades de produção da companhia até o centro da cidade, garantindo maior estabilidade na distribuição do produto para todo o município.

Margarida lembrou que a primeira adutora da cidade foi implantada em 1933 e, atualmente, está desativada, daí a importância de ações que possibilitem novas alternativas de abastecimento. “Com esta nova adutora teremos, já no início de 2022, uma vazão de mais mil litros de água por segundo para toda Juiz de Fora. Trata-se de uma obra histórica, com vida útil estimada em 70 anos, e que foi também concebida para otimizar os eventuais serviços de manutenção da Cesama”, avaliou.

Os trabalhos da implantação da quarta adutora seguem em ritmo avançado, uma vez que a Cesama já implantou 50% dos 7.500 metros de tubos de ferro fundido, com 900 milímetros de diâmetro, que irão compor a obra. A intervenção tem previsão de conclusão para março de 2022.

Atualmente, os serviços estão focados em dois pontos da avenida Garcia Rodrigues Paes: no bairro Industrial, entre o início do viaduto Engenheiro Ramirez Gonzalez e o número 12.878 da via, onde o trânsito está totalmente interditado em tempo integral, e no bairro Barbosa Lage, na altura do número 16.119, com o fluxo de veículos seguindo o esquema “pare e siga”, das 7h às 17h, de segunda a sexta-feira.

A quarta adutora partirá da Estrada da Remonta, entre a ETA Marechal Castelo Branco e o bairro Parque das Torres, atravessando o Rio Paraibuna até o Acesso Norte, na divisa entre a comunidade de Barbosa Lage e o Colégio Militar, seguindo até Santa Terezinha e cortando novamente o Paraibuna, onde se interligará ao sistema de distribuição da Cesama. Saiba mais aqui. 

Visita à ETE União-Indústria

Do trecho de obras da quarta adutora, a prefeita seguiu para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) União-Indústria, em Granjas Bethel. A unidade já está em operação e receberá todo o esgoto coletado na região central da cidade. Ainda para este ano, está prevista a interligação entre a contribuição do córrego Independência ao coletor já implantado, o que dará um incremento significativo na vazão de esgoto que chega à unidade para tratamento, com previsão de alcançar o índice de 36% de esgoto tratado até o final deste ano. “É necessário que a cidade saiba desse grande investimento que está sendo feito. Estamos há muito tempo em busca de melhorar esse índice de tratamento de esgoto. Juiz de Fora merece esse presente no fim do ano”, destacou a prefeita.

Outras informações:
(32) 3692-9179 - Assessoria de Comunicação da Cesama

transparência