09/09/2021 Motoristas da Cesama recebem treinamento da SMU sobre direção defensiva

Postado por: Cesama



Conhecimento, atenção, habilidade, prevenção e atitude. Essas foram as palavras-chave que abriram o treinamento sobre direção defensiva para motoristas da Companhia de Saneamento Municipal (Cesama), ministrado por Simone Ribeiro de Oliveira Roque, agente de transporte e trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana (SMU) da Prefeitura de Juiz de Fora. A primeira turma participou do treinamento nesta quarta-feira, 8, e a segunda acontece na sexta-feira, 10, no mesmo horário. A capacitação faz parte do Programa de Treinamento da Cesama 2020/2021, e inclui 21 motoristas da companhia.

Segundo a supervisora de treinamento e desenvolvimento de pessoas da Cesama, Grazielle Vital Soldati dos Reis, houve uma dificuldade para agendamento em virtude da pandemia e foi necessário aguardar o momento mais propício para a capacitação. "Conseguimos realizar agora com turmas reduzidas, seguindo todos os protocolos de saúde e prevenção à Covid-19. A capacitação é essencial para que os empregados recebam instruções sobre comportamento no trânsito e reforça, ainda, a legislação vigente".

"Durante o encontro, abordamos questões relacionadas à direção defensiva em geral, como condições adversas que podem levar a um acidente e o que fazer para evitá-las. Foi uma tarde muito proveitosa, com participantes interessados, o que nos permitiu esclarecer algumas dúvidas sobre sinalização e fiscalização no trânsito, incluindo mudanças na legislação do setor sobre a gravidade das infrações", avaliou Simone.

Para o motorista Magno Luiz Machado Carraro, do Departamento de Equipamentos e Veículos (DEEV) da Cesama, o treinamento foi muito interessante. "É sempre bom aprender um pouco mais sobre direção defensiva, e poder colocar a prevenção em prática no nosso trabalho diário. Aproveito para parabenizar a Cesama pela iniciativa, empresa da qual tenho orgulho de fazer parte, e à Simone, que soube ministrar muito bem o treinamento".

transparência