22/10/2019 Gestão operacional - Novo sistema e uso de tabletes agiliza serviços de manutenção

Postado por: Cesama

A partir desta terça-feira, 22, os funcionários da área operacional da Companhia de Saneamento Municipal (Cesama) terão reforço para agilizar o atendimento de manutenção: 44 novos tabletes, que estarão conectados ao Sanegeo, novo sistema adotado pela empresa. Por meio da iniciativa, será possível gerar ordens de serviços online e acessar o cadastro técnico da companhia, proporcionando melhor gestão e controle mais efetivo dos trabalhos e das demandas recebidas.

A iniciativa é fruto da parceria entre Cesama e Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), como parte do programa da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Através da Cemig, a Aneel destinará à Cesama recursos de aproximadamente R$ 1 milhão na área de eficiência energética. O objetivo é avaliar o quanto operações indiretas de controle e gestão podem impactar na redução dos custos com energia elétrica.

Para o assessor de Programação e Controle de Serviços da Cesama, Wladimir Condé, a iniciativa irá trazer mais produtividade e eficiência para a companhia: “Com os tabletes, poderemos acompanhar os serviços em tempo real e ter maior controle da localização das equipes. Agora teremos condições de deslocá-las para demandas mais próximas, em função do seu posicionamento. Assim, o usuário terá sua solicitação atendida com mais agilidade e teremos menos perdas no sistema. Isso sem mencionar a economia com combustível e impressões, uma vez que não haverá mais ordens de serviço em papel”.

De acordo com Wladimir, a implantação do Sanegeo e a aquisição dos tabletes mobilizaram cerca de cem funcionários, através de cursos de capacitação, nos últimos meses: “Esse treinamento envolveu empregados da área operacional, da agência de atendimento e do 115, além de programadores e supervisores da Cesama. Eles trabalharão com o novo sistema exclusivamente para demandas de manutenção. Para os demais serviços continuaremos adotando o sistema Redegeo”, anunciou o assessor, lembrando que as ações serão coordenadas pela Central de Programação e Controle de Serviços da companhia no Bairro São Mateus, que funcionará de segunda a domingo.

O projeto-piloto da Cemig de eficiência energética está sendo desenvolvido em seis cidades mineiras: Juiz de Fora, Uberaba, João Monlevade, Sete Lagoas, Uberlândia e Governador Valadares. Ela acompanhará os trabalhos por dois anos, em conjunto com empresa contratada por procedimento licitatório público.


* Informações com a Assessoria de Comunicação da Cesama, pelo telefone 3692-9179.

transparência