09/11/2021 Cesama segue com implantação da nova estação elevatória de água do Bairu e rede de recalque

Postado por: Cesama

Nesta terça-feira, 9, a Companhia de Saneamento Municipal (Cesama) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) segue com os trabalhos de implantação da nova estação elevatória de água do bairro Bairu. Atualmente, a empresa finaliza a fundação da unidade no Bairro Santa Terezinha. Além disso, a Cesama também implanta 1,7 quilômetro de redes de recalque na Rua Santa Terezinha e adjacências. Os trabalhos na via principal já foram executados e agora seguem para as ruas Doutor José Eutrópio e Tenente Luís de Freitas.

O diretor de desenvolvimento e expansão da Cesama, Marcelo Mello do Amaral, explica que a elevatória e a rede irão reforçar o abastecimento nas comunidades de Bairu, Bandeirantes, Bom Clima, Quintas da Avenida, Nossa Senhora das Graças, Eldorado, Progresso, Marumbi e Santa Paula. “Graças à nova tubulação, também poderemos viabilizar esse trajeto sem ter que passar pelo Reservatório Henrique de Novaes, garantindo assim mais agilidade e independência para o sistema da região”, detalhou.

A rede de recalque irá transportar água da nova elevatória, que conta com um conjunto motobomba com potência de 175 cavalo-vapor (cv), para a tubulação existente no cruzamento entre a Avenida Barão do Rio Branco, Centro, e a Rua Paracatu, no Bairro Santa Terezinha. Desse ponto, a água seguirá até os novos reservatórios da Cesama na Rua Jacob Antônio Scoralick, na parte alta do Bairu. Representando um investimento de mais de R$ 4 milhões, as duas obras têm previsão de término para maio de 2022.

Para a execução dos trabalhos, foi preciso interditar totalmente a Rua Doutor José Eutrópio, no trecho entre as ruas Tenente Luís de Freitas e Santa Terezinha, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Assim, a Cesama pede aos moradores que, se possível, retirem seus veículos da via antes do início dos serviços.

Outras informações:
(32) 3692-9179 - Assessoria de Comunicação da Cesama

transparência