21/03/2024 Cesama integra programação da PJF na comemoração da Semana da Água

Postado por: Cesama

A data que celebra o Dia Mundial da Água, 22 de março, em Juiz de Fora, é sempre uma lembrança ao trabalho de Companhia de Saneamento Municipal (Cesama). Afinal, há 60 anos, a companhia é responsável, dentre outros serviços, por garantir o abastecimento de água potável à população. Por isso, mais uma vez, é uma das parceiras da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), por meio das secretarias de Sustentabilidade em Meio Ambiente e Atividades Urbanas (Sesmaur) e de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), na Semana da Água. Em 2024, com o tema “A água nos une, o clima nos move”, o evento realiza, até o dia 24 de março, uma extensa programação de ações gratuitas visando à conscientização sobre esse bem natural que garante a preservação da vida.

Unida nesse objetivo, a Cesama é presença garantida na sexta-feira, 22, às 12h, com uma apresentação do Coral da Cesama em frente ao Cine-Theatro Central. O evento é um presente da companhia à população, oferecendo, por meio da música, um momento de cultura e entretenimento para quem circular pelo centro da cidade nesse horário.

Já no domingo, 24, a Cesama participa do último dia da programação, que acontece no Parque da Lajinha. No cronograma, que vai de 8h às 13h, além dos atrativos naturais oferecidos pelo espaço, a Prefeitura vai fazer o anúncio de várias novidades. Completando e encerrando as festividades, quem visitar o local vai poder conferir mais de 20 estandes, dentre eles da Cesama, de secretarias municipais e parceiros, como o Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Arcellor Mittal e outros. Todos unidos para levar, por meio de conhecimento, uma maior conscientização sobre a responsabilidade de todos no bom uso da água.
 

Confira abaixo a programação dos próximos dias:

22/03 - sexta-feira - 12h às 16h

Em frente ao Cine-Theatro Central

Apresentação do Coral da Cesama

Distribuição de mudas de plantas aromáticas

Atividades de educação ambiental

Experiência sensorial sobre a preservação de recursos hídricos

Local: Jardim Botânico da UFJF
 

Evento Água na propriedade rural: Importância e qualidade na produção de leite e derivados e consumo humano - 13h às 15h

13h - Abertura 

13h05 - Água na propriedade rural: qualidade, monitoramento e tratamento

Palestrante: Humberto Moreira Hungaro (UFJF)

13h30 - Cloração da água: equipamentos e aplicações

Palestrante: Marcelo Henrique Otenio (Embrapa Gado de Leite)

14h - Monitoramento de cloro na água

Palestrantes: Fabiano Freire Costa (UFJF); Luana Gerhein (UFJF); Clérison Wagner do Nascimento (UFJF)

14h20 - Roda de conversa: desafios da potabilização de água na propriedade rural Mediadores: Fabiano Freire Costa (UFJF); Antônio Domingues e Cândido Antônio Rocha da Silva (Emater-MG); Andreia Aparecida Barbosa Vinha Fonseca (SENAR/FAEMG)

15h - Encerramento
 

23/03 - sábado - 9h às 13h

Nós no Bairro - Praça de Benfica

Atividades lúdicas com pinturas

Shows locais

Experiência sensorial sobre a preservação dos recursos hídricos

Distribuição de mudas de plantas aromáticas
 

24/03 - domingo - 8h às 13h

Domingo no Parque - Parque da Lajinha

- Presença da prefeita Margarida Salomão - Anúncios do Meio Ambiente:

Selo Tree Cities da ONU

Conclusão das obras do vertedouro

Novo horário de funcionamento do Parque e o Programa Caminhada Orientada

- Apresentação das obras do Edital Arte no Parque

- Plantio do Bosque do Futuro com a participação dos visitantes

- Feira das Mulheres Empreendedoras

- Estandes expositivos dos seguintes parceiros: Sesmaur, Seapa, SS (equipe de Educação em Saúde), SG (Defesa Civil), Cesama, Empav, Demlurb, Polícia Militar de Meio Ambiente, Corpo de Bombeiros Militar, Arcelor Mittal, Paraibuna Embalagens, Hiperroll Embalagens, ONG AMA JF e Brenda Pinturas Faciais.
 

Participações:

Sesmaur, Seapa, Cesama, Empav, Secom, Demlurb, Defesa Civil de Juiz de Fora, Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, Polícia Militar de Meio Ambiente-PMMG, Arcelor Mittal, AMAJF, APL, Sindicato Rural, FAEMG SENAR, EMATER, Jardim Botânico UFJF,  Hiperroll Embalagens, Paraibuna Embalagens, Oficina da Diversão, Embrapa

transparência