09/09/2020 Cesama instala motores de alto rendimento em seis estações elevatórias

Postado por: Cesama

A Companhia de Saneamento Municipal (Cesama) finalizou os trabalhos de instalação de motores de alto rendimento e inversores de frequência em seis estações elevatórias da companhia. A iniciativa é fruto da parceria dos departamentos de Manutenção Eletromecânica (Deme) e de Automação (Deau), que tem como objetivo contribuir para a eficiência energética na empresa.

Segundo o chefe do Deme, Ronaldo Guimarães, a ação totaliza investimento de cerca de R$ 200 mil, e envolveu ainda a adequação da potência dos motores das estações: “Esse trabalho proporcionará redução no consumo de energia elétrica e manutenção dessas unidades, além de aumentar o volume de água ofertado e a captação de esgoto para tratamento”.

O processo de instalação teve início em maio e envolveu as estações elevatórias dos bairros Carlos Chagas, Vila Esperança, Vila Fortaleza, São Lucas, Barbosa Lage e Residencial Alvim. Segunda etapa está prevista para novembro, quando a Cesama receberá novos conjuntos de motores para atender mais 13 estações elevatórias, representando novo investimento de R$ 600 mil.

transparência