28/01/2021 Cesama instala motores de alto rendimento em quatro estações elevatórias

Postado por: Cesama

A Companhia de Saneamento Municipal (Cesama) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) dá continuidade ao seu Projeto de Eficiência Energética (PEE) com a instalação de motores de alto rendimento e inversores de frequência em mais quatro estações elevatórias da companhia. O processo de instalação nessas unidades teve início em dezembro de 2020 e envolveu as estações que atendem os bairros Santos Dumont, Cidade do Sol, Alto Santo Antônio, Aeroporto, Dom Orione, Nova Califórnia, Jardim da Serra e Novo Horizonte.

O gerente de automações e telecomunicações da Cesama, Sérgio Queiroz, explicou que a iniciativa é um trabalho contínuo da empresa e tem como objetivo contribuir para sua eficiência energética. “Como os motores antigos vão perdendo o rendimento com o passar dos anos, essa substituição se fez necessária. No total, essas unidades contarão agora com sete novos motores, cujas potências variam de 20 até 125 cavalo-vapor (cv). Além de aumentar o volume de água ofertado e a captação de esgoto para tratamento, elas irão proporcionar uma economia anual com energia elétrica e manutenção de mais de R$ 60.500”.

Em setembro de 2020, a companhia também instalou motores de alto rendimento e inversores de frequência nas estações elevatórias dos bairros Carlos Chagas, Vila Esperança, Vila Fortaleza, São Lucas, Barbosa Lage e Residencial Alvim. A ação representou um investimento de cerca de R$ 200 mil em eficiência energética. Ainda para o primeiro semestre deste ano, está prevista a instalação de mais 28 conjuntos motobombas.

Outras informações:
(32) 3692-9179 - Assessoria de Comunicação da Cesama

transparência