16/04/2021 Cesama destaca serviços prestados em primeiros cem dias da nova gestão

Postado por: Cesama

A inauguração da subadutora Engenheiro e Professor José Roosevelt Pereira e o anúncio da retomada das obras de despoluição do Rio Paraibuna, feitos na terça-feira, 13, pela prefeita Margarida Salomão, fazem parte das ações realizadas pela administração por meio da Companhia de Saneamento Municipal (Cesama) nestes cem primeiros dias de gestão. Outra importante iniciativa é a contratação de empresa de engenharia que irá desenvolver um estudo de controle de cheias com as barragens existentes no córrego São Pedro. O edital já foi publicado e a licitação está marcada para o próximo dia 23.

Para o diretor-presidente da Cesama, Júlio César Teixeira, as ações representam um importante investimento na área de saneamento da cidade. “Com a inauguração da subadutora, o sistema de abastecimento da Cidade Alta será reforçado, trazendo mais conforto para a população local. Já a retomada das obras de despoluição do Rio Paraibuna é uma das prioridades do governo da prefeita Margarida Salomão, cujo grande desafio é garantir a condição aeróbia do rio, ou seja, o retorno do oxigênio ao curso d’água, recuperando a vida desse ecossistema”.

Sobre o estudo de controle de cheias, o diretor explica que, com o crescimento acentuado da Cidade Alta, em particular do bairro São Pedro, e as diversas construções realizadas no local, houve uma impermeabilização do solo bastante significativa. “Com isso, a chuva escoa e cai no córrego São Pedro, que tem tido a vazão muito aumentada nos períodos chuvosos, que acontecem entre outubro e março em Juiz de Fora. O projeto prevê a execução de várias barragens ou bacias de retenção, para que essa água fique retida e seja liberada lentamente, reduzindo os transtornos para os bairros Vale do Ipê, Democrata e Mariano Procópio”.

Além dessas ações, a companhia garantiu a suspensão dos cortes de água para inadimplentes das categorias residencial e social durante 90 dias, atendendo ao Decreto 14.427, assinado pela prefeita em 25 de março. A medida foi tomada em razão da pandemia e da situação socioeconômica da população, evitando que aqueles que não têm condições de pagar sua conta fiquem sem abastecimento.

Cem dias em números

Durante os cem primeiros dias de gestão, a Cesama também remodelou 1.551 metros de tubulações de esgoto, efetuando a separação entre o efluente e águas pluviais. Desta forma, o esgoto coletado pode ser encaminhado para as unidades de tratamento. Na área de manutenção, a companhia realizou quase seis mil serviços nos sistemas de água e esgoto. Foram 3.366 reparos em redes e ramais de água, 2.475 em redes e ramais de esgoto e 104 erosões executadas.

Os números de atendimentos virtuais feitos durante o período, por meio de WhatsApp, Telegram e e-mail chegaram a 39.710. Os atendimentos presenciais agendados, quando estritamente necessários, somaram 1.499. Atualmente, esse serviço está suspenso devido à Onda Roxa adotada no município.

Balanço

- Inauguração da subadutora Engenheiro e Professor José Roosevelt Pereira;
- retomada das obras de despoluição do Rio Paraibuna;
- edital para contratação de estudos sobre controle de cheias com as barragens existentes no córrego São Pedro;
- suspensão no corte de fornecimento de água para inadimplentes das categorias social e residencial durante 90 dias;
- 1.551 metros de redes de esgoto remodeladas;
- 3.366 serviços em redes e ramais de água;
- 2.475 serviços em redes e ramais de esgoto;
- 104 erosões executadas;
- 39.710 atendimentos virtuais realizados.

 

Outras informações:
(32) 3692-9179 - Assessoria de Comunicação da Cesama


 

transparência