06/01/2020 Cesama conclui implantação de 1.400 metros de rede interceptora de esgoto na Av. Brasil

Postado por: Cesama

A Companhia de Saneamento Municipal (Cesama) finalizou a implantação de 1.400 metros de redes interceptoras de esgoto na Avenida Brasil, no trecho entre o prédio da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) e o do Sport Clube. A intervenção faz parte das obras de despoluição do Rio Paraibuna.

O diretor de Desenvolvimento e Expansão da Cesama, Marcelo Mello do Amaral, explicou que a tubulação impedirá que o esgoto seja lançado diretamente no rio, encaminhando o material para a nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) União-Indústria, no Bairro Granjas Bethel: “Agora, estamos concluindo o recapeamento asfáltico do trecho. Na sequência, focaremos nos testes operacionais da ETE, que devem seguir ao longo do primeiro trimestre de 2020. Quando em operação plena, a unidade poderá tratar cerca de 65% do esgoto da cidade, com vazão de até 860 litros por segundo”.

Segundo o diretor, a intervenção em via movimentada como a Avenida Brasil foi um dos maiores desafios das obras de despoluição: “Como trabalhamos com tubulações de grande porte, utilizar o método tradicional de recorte no asfalto ao longo da instalação seria inviável, pois precisaríamos interditar totalmente alguns trechos da avenida, gerando muitos transtornos. Por isso, optamos pela escavação de túneis subterrâneos. Mesmo sendo processo mais lento, garante a profundidade necessária à rede e reduz os impactos ambientais e no trânsito”.

Orçado em mais de R$ 130 milhões, o conjunto de obras de despoluição do Paraibuna abrange a implantação de aproximadamente 40 quilômetros de tubulação ao longo das margens do rio e dos principais córregos da cidade. Além da nova ETE União-Indústria, outra unidade será construída no Bairro Santa Luzia. Já as estações de Barbosa Lage e Barreira do Triunfo passarão por processo de ampliação.

* Informações com a Assessoria de Comunicação da Cesama, pelo telefone 3692-9179.

transparência