04/07/2019 Serviço Social da Cesama promove palestras educativas em instituições de ensino

Postado por: Cesama

Nos últimos dias, a equipe de serviço social da Companhia de Saneamento Municipal (Cesama) visitou diversas instituições de ensino pela cidade, para falar sobre a relação entre saúde, meio ambiente e saneamento. No dia 28 de junho, a iniciativa atendeu alunos do sexto ano do Colégio Santa Catarina. Já na última segunda-feira, 1º, foi a vez de levar esse projeto de conscientização para o terceiro ano da Escola Estadual Mariano Procópio. Assim, cerca de 150 crianças conheceram um pouco mais sobre o uso racional de água tratada e a preservação dos recursos hídricos.

Os trabalhos foram conduzidos pela assistente social da Cesama, Patrícia Groppo, que destacou o papel da política de saneamento: “é essencial que a população conheça, desde cedo, os seus direitos e deveres nesse setor. Além de investirmos constantemente para a melhoria dos nossos serviços, é preciso que o cidadão também faça a sua parte, ajudando na conservação das redes de esgoto, que, muitas vezes, são afetadas pelo descarte irregular de lixo doméstico e entulho”.

Para a professora de produção textual do Colégio Santa Catarina, Luciana Azevedo, o encontro permitiu aos alunos visualizar de forma real os problemas que são trabalhados em sala de aula. “Esse é o momento de sair da teoria e ver na prática como está a questão ambiental hoje, confirmando os problemas que temos, mas, ao mesmo tempo, visualizando soluções. Além de tudo, foi muito feliz o vínculo que a palestra criou com o tema da Campanha da Fraternidade, que este ano aborda as políticas públicas e as ações do Estado para garantir os direitos constitucionais”, avaliou.

Durante as atividades, foi distribuída uma revista em quadrinhos da Turma da Mônica, voltada para a questão do saneamento básico. Além disso, os estudantes tiveram acesso a um microscópio, no qual puderam visualizar a composição de uma gota de água sem o devido tratamento.
 

 


*Informações com a Assessoria de Comunicação da Cesama, pelo telefone 3692-9179. 

transparência