13/04/2021 Prefeita inaugura Subadutora Engenheiro e Professor José Roosevelt Pereira

Postado por: Cesama

Nesta terça-feira, 13, a nova administração da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) completa cem dias de gestão. Para comemorar a data, ao longo do dia, a prefeita Margarida Salomão irá anunciar diversos novos projetos das secretarias da administração direta e indireta. Dando início às atividades, às 8h, ela participou da solenidade de inauguração da nova subadutora de São Pedro, denominada Engenheiro e Professor José Roosevelt Pereira. O evento foi realizado na nova estação elevatória da Companhia de Saneamento Municipal (Cesama), no bairro Carlos Chagas, que integra as obras da subadutora.

Margarida destacou a satisfação de inaugurar uma obra que homenageia um colega de administração pública. “Trabalhei ao lado de José Roosevelt durante a primeira gestão do ex-prefeito, Tarcísio Delgado. Devido ao nosso contato, posso dizer que ele sempre foi um servidor exemplar. E é isso que estamos celebrando hoje, nesses cem dias de governo: a civilidade democrática e o respeito recíproco na área pública, visto que a subadutora é fruto do trabalho de quatro administrações diferentes”, lembrou.

O diretor-presidente da Cesama, Júlio César Teixeira, explicou que a obra interliga uma das adutoras da companhia com o Reservatório Henrique de Novaes, possibilitando o reforço no abastecimento da Cidade Alta e adjacências. “Essa é a região que mais cresceu em Juiz de Fora nos últimos dez anos. Até então, ela contava com uma oferta de água de cem litros por segundo, vindos da Represa dos Ingleses. Com essa obra, serão acrescidos progressivamente mais 200 litros ao sistema, triplicando sua média atual até agosto deste ano. A subadutora também é uma justa homenagem à José Roosevelt Pereira, que por tanto tempo atuou no magistério da Faculdade de Engenharia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e por dez anos foi presidente da Cesama, quando ela ainda era o antigo Departamento de Água e Esgoto (DAE)”.

A inauguração contou também com a presença da família de José Roosevelt, falecido no dia sete de março deste ano. “Saber que uma obra da companhia leva o nome do meu pai é uma honra e representa o reconhecimento do trabalho de uma vida. Ele esteve ligado à empresa desde os tempos do DAE e sempre teve um carinho muito grande por ela. Era, acima de tudo, um idealista, que buscava levar os serviços de saneamento para o máximo de pessoas possível. Esse olhar social e essa postura ética fizeram com que eu e meu irmão também seguíssemos seus passos na engenharia e no meio acadêmico”, contou o engenheiro eletricista, Arthur Pereira Neto, filho do homenageado.

Intervenções em diversas comunidades

Com um investimento de R$ 16 milhões, o conjunto de obras da subadutora ainda contou com a implantação de mais de 5.300 metros de redes de distribuição e recalque nos bairros Jardim Cachoeira, Parque das Águas, Caiçaras, São Pedro e Carlos Chagas, onde a Cesama também construiu uma estação elevatória. A unidade terá como objetivo bombear água para Cidade Alta e adjacências.

Outras informações:
(32) 3692-9179 - Assessoria de Comunicação da Cesama
 


 

transparência