14/04/2021 Prefeita anuncia licitação para controle de cheias no Córrego São Pedro

Postado por: Cesama

Dando sequência às comemorações dos cem dias de governo da nova gestão da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), nesta quarta-feira, 14, a prefeita Margarida Salomão anunciou o início do processo licitatório para a contratação de uma empresa responsável pelo estudo de controle de cheias no Córrego São Pedro, através da construção de até três bacias de retenção ao longo do curso de água. O encontro contou com a presença de representantes da Câmara Municipal e do bairro Mariano Procópio.

“Essa iniciativa é fruto de uma colaboração entre as secretarias da PJF e será desenvolvida com a participação efetiva dos moradores das regiões afetadas. Os alagamentos causados pelas chuvas vem se tornando um problema grave na cidade já há alguns anos e a prevenção desses transtornos será uma das prioridades da nossa gestão”, afirmou Margarida.

Com a implantação das bacias, será possível reter a água do período chuvoso, que geralmente ocorre entre outubro e março no município, para posteriormente liberá-la gradativamente. O local exato onde as bacias serão construídas na Cidade Alta será definido pelo projeto.

O objetivo da iniciativa é reduzir os transtornos causados pela cheia do córrego nas comunidades de São Pedro, Vale do Ipê, Democrata e Mariano Procópio. Esses transtornos são consequência da significativa impermeabilização do solo da Cidade Alta, motivada pelo crescimento acentuado da região, sobretudo do bairro São Pedro.

O coordenador do grupo de trabalho de infraestrutura urbana da PJF, Júlio Teixeira, informou que a abertura das propostas das empresas interessadas será realizada já na próxima sexta, 23. “Com a homologação do vencedor, nossa expectativa é que o projeto seja desenvolvido em até 120 dias. Será um investimento de cerca de R$ 270 mil, financiado pela Companhia de Saneamento Municipal (Cesama). Na sequência, a execução da obra será licitada, desta vez, com financiamento da PJF, cujo valor dependerá do projeto escolhido”, detalhou.

Morador do bairro Mariano Procópio há 35 anos, o engenheiro Sérgio Roberto Diaz Placencia lembrou que a intenção dos trabalhos não é barrar o desenvolvimento da região, mas garantir que ele aconteça de forma responsável, preservando a qualidade de vida dos moradores. “É sempre triste ver vizinhos sendo afetados pelas chuvas. Por isso, é muito importante que, além das bacias, a legislação seja cumprida e que os imóveis construam áreas de retenção para águas pluviais”.


Outras informações:
(32) 3692-9179 - Assessoria de Comunicação da Cesama

transparência