05/12/2019 ISO 17025 – Laboratório da Cesama obtém renovação de certificado

Postado por: Cesama

O Laboratório Central da Companhia de Saneamento Municipal (Cesama) obteve a renovação do Certificado de Reconhecimento de Competência pela norma ISO/IEC 17025/17 (International Organization of Standardization/ISO, em conjunto com a International Electrotechnical Commission/IEC). A certificação confere ao laboratório o reconhecimento na produção de dados e resultados tecnicamente válidos. O procedimento é realizado a cada dois anos pela Rede Metrológica de Minas Gerais, que auditou o laboratório em junho deste ano.

O assessor técnico da Cesama, Ronaldo Gradim Reis, explicou que os auditores avaliaram quesitos técnicos, como metodologia de análises, controle de qualidade, sistemas de informação e padronização de formulários, além de aspectos de gestão, como integridade, cuidado profissional e confidencialidade: “Essa é a quarta vez que obtivemos a certificação. Temos, hoje, 35 parâmetros reconhecidos, dos quais oito entraram no escopo da última auditoria, incluindo determinações de cor, óleos e graxas, nitrito e nitrato”.

Segundo a bioquímica da Cesama, Vivian Nazareth, a renovação do certificado confere mais credibilidade aos resultados das análises da companhia: “Hoje há tendência em se reconhecer apenas resultados de análises emitidos por laboratórios que tenham seus parâmetros acreditados pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) ou que tenham a competência reconhecida. Assim, a partir do momento que temos esse reconhecimento, garantimos a qualidade do nosso trabalho”.

* Informações com a Assessoria de Comunicação da Cesama, pelo telefone 3692-9179.


 

transparência