Cesama - água é vida

Newsletter

Receba todas as novidades da Cesama.

?>
 

Serviços

 

Publicado em: 03/10/17

Despoluição do Rio Paraibuna - Cesama avança com trabalhos no Córrego São Pedro

Despoluição do Rio Paraibuna - Cesama avança com trabalhos no Córrego São Pedro

Nesta segunda-feira, 2, a Companhia de Saneamento Municipal (Cesama) deu continuidade às obras de despoluição do Rio Paraibuna, no Bairro São Pedro. Até novembro de 2018, a comunidade contará com nova rede coletora de esgoto, de dez quilômetros de extensão, que encaminhará o material, que antes era despejado no córrego local, para a nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) União-Indústria, que a Cesama finaliza no Bairro Granjas Bethel.

Atualmente, os trabalhos estão focados na Rua José Lourenço Kelmer, onde estão sendo implantados 840 metros de redes, e na Estrada Engenheiro Gentil Forn, que está recebendo 1.100 metros de novas tubulações. “É preciso lembrar que, muito mais do que apenas livrar o Paraibuna da poluição, esse conjunto de obras também irá abranger os principais córregos da cidade, como o São Pedro, Tapera, Matirumbide, d´Anta, Yung e Independência, trazendo mais qualidade de vida para essas regiões”, frisou o diretor de desenvolvimento e expansão da Cesama, Marcelo Mello do Amaral.

Segundo ele, a previsão é de que a intervenção no trecho esteja finalizada até fevereiro de 2018, em virtude do acidentado relevo da região: “Nosso cronograma leva em conta o fato de que o Córrego São Pedro se localiza em um vale estreito, muitas vezes ocupado por imóveis e de terreno rochoso. Além disso, é um dos maiores do município, abrangendo ainda os bairros Marilândia, Martelos, Borboleta, Democrata, Mariano Procópio, Aeroporto, Santos Dumont e Vale do Ipê. Trata-se de um trabalho extenso, mas que, sem dúvidas, trará muitos benefícios para a saúde dos moradores locais, uma vez que o esgoto local passará a receber o devido tratamento na ETE União-Indústria”.

Orçado em R$ 130 milhões, o conjunto de obras de despoluição do Rio Paraibuna abrange a implantação de aproximadamente 40 quilômetros de tubulações ao longo das margens do rio e dos principais córregos da cidade. Além disso, serão construídas cinco estações elevatórias, para bombeamento dos efluentes nas regiões mais íngremes e duas novas ETEs, além da ampliação das de Barbosa Lage e Barreira do Triunfo.

* Informações com a Assessoria de Comunicação da Cesama, pelo telefone 3692-9179.


 

Imagens


 
 

+ novidades

 
 
 
 

>> Intranet

© 2010 - Cesama - Todos os direitos reservados . Termos de Uso

ato.interativo - agência web