Cesama - água é vida

Newsletter

Receba todas as novidades da Cesama.

 

Serviços

 

Publicado em: 25/05/17

Prefeitura inaugura obra de interligação da adutora de Chapéu d`Uvas à ETA Marechal Castelo Branco

Prefeitura inaugura obra de interligação da adutora de Chapéu d`Uvas à ETA Marechal Castelo Branco

No mês em que Juiz de Fora celebra 167 anos, a Companhia de Saneamento Municipal (Cesama) presenteia a cidade com um grande reforço no seu sistema de abastecimento. Na manhã desta quinta-feira, 25, o prefeito Bruno Siqueira inaugurou a obra de interligação da adutora de Chapéu d`Uvas à Estação de Tratamento de Água (ETA) Marechal Castelo Branco. O evento foi realizado na Represa Doutor João Penido, na Estrada da Remonta, e contou com a presença de vários representantes do Executivo, vereadores, diretoria da Cesama e empregados da companhia.

Com a obra, a ETA Marechal Castelo Branco, que antes tratava apenas a água da Represa João Penido, terá capacidade para tratar também a água vinda de Chapéu d`Uvas, podendo aumentar a contribuição desse manancial para o sistema, de 280 para até 780 litros por segundo. Representando um investimento de R$ 8 milhões e 500 mil, a iniciativa abrange 6,5km de redes de ferro fundido, no trecho entre Barreira do Triunfo, onde intercepta a adutora de Chapéu d`Uvas, até a estação.

Bruno Siqueira lembrou que, em sua primeira gestão, dois grandes desafios foram superados com muito trabalho e planejamento: a crise econômica nacional e a escassez de chuvas. “Em 2014, inauguramos a estação de bombeamento da terceira adutora e a adutora de Chapéu d`Uvas, cujo manancial é dez vezes maior que o da Represa João Penido. Assim, pudemos garantir que não houvesse uma falta de água generalizada na cidade em 2015, quando esta represa chegou a 20% da sua capacidade. Com esta nova obra, poderemos poupar ainda mais a João Penido, equilibrando o sistema e garantindo água para toda Juiz de Fora pelos próximos anos”, previu.

Além do fornecimento de água, o prefeito citou os trabalhos de despoluição do Rio Paraibuna, que integram o maior conjunto de obras no município dos últimos 20 anos: “Nosso objetivo é livrar o rio e demais cursos-d`água da poluição, conduzindo o esgoto para estações de tratamento. Os trabalhos tiveram início em 2013, em diversos pontos da cidade. Atualmente, a Cesama está implantando tubulações em dois túneis subterrâneos na Avenida Brasil e nos córregos São Pedro e Tapera. Nos próximos meses, vamos inaugurar a nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) União-Indústria, no Bairro Granjas Bethel, que proporcionará um salto de 10% para até 60% na capacidade de tratamento de efluentes de Juiz de Fora”.

De acordo com o diretor-presidente da Cesama, André Borges de Souza, a interligação garantirá mais flexibilidade e segurança ao sistema da companhia. “Essa inauguração não se trata de apenas mais uma obra, mas da certeza de que a cidade conta com uma empresa pública de saneamento de qualidade, com profissionais competentes, que entregam muito mais do que água aos lares juiz-foranos: entregam saúde”, ressaltou.

O presidente da Câmara Municipal de Juiz de Fora, vereador Rodrigo Mattos, lembrou que muitos ainda cometem o erro de não valorizar, de imediato, obras de saneamento: “Como prefeito, meu pai, Custódio Mattos, teve a honra de inaugurar a subadutora que levou água para a Cidade Alta, ajudando a impulsionar o crescimento da região. Isso mostra a importância desse setor, uma vez que podemos ficar dias sem luz, mas não dias sem água ”.

Homenagem ao servidor público e aos investimentos em cultura da Cesama

Durante o evento, o prefeito Bruno Siqueira ainda entregou os troféus “Servidor Bem Comum” para o ex-funcionário da Cesama, Pedro Paulo de Oliveira, pelos 41 anos de serviços prestados, e “Cultura Bem Comum” para o Coral Cesama, que, há 26 anos, difunde entretenimento e noções de sustentabilidade em suas apresentações pelo Brasil, cantando desde músicas sacras até clássicos da Música Popular Brasileira (MPB).

 

Fui homenageado pela Cesama, com uma medalha, no evento de comemoração pelos 50 anos da empresa. Mas, naquela oportunidade, eu sabia da homenagem. Dessa vez, foi uma grande surpresa. É muito gratificante estar na inauguração de uma obra tão importante e ainda receber um troféu das mãos do prefeito. Agradeço pelo apoio e carinho de todos os colegas que tornaram isso possível”, contou Pedro Paulo, mais conhecido como Pedrinho, que há dois meses se aposentou da Cesama, onde lidou tanto com serviços de água como de esgoto.

 

A presidente do Coral Cesama, Creuza Aperibense Menon, lembrou que o grupo já foi homenageado em Curitiba e Mariana, mas que ser reconhecido em sua cidade natal tem um gosto especial. “Sempre que nos apresentamos em outras regiões, as pessoas elogiam Juiz de Fora por manter o nosso coro e investir em cultura. Quando trabalhamos com amor, esse reconhecimento renova nossa dedicação. Gostaria de dividir essa homenagem com todos os integrantes do coral, incluindo o regente, Victor Cassemiro, e a diretora financeira do grupo, Lídia Noronha”, agradeceu.


 

 

 


* Informações com a Assessoria de Comunicação da Cesama pelo telefone 3692-9179.


 

Imagens


 
 

+ novidades

 
 
 
 

>> Intranet

© 2010 - Cesama - Todos os direitos reservados . Termos de Uso

ato.interativo - agência web