Cesama - água é vida

Newsletter

Receba todas as novidades da Cesama.

 

Serviços

Represa Dr. João Penido

A represa Dr. João Penido foi construída com o a finalidade exclusiva de servir de reservatório para acumulação de águas para o abastecimento de Juiz de Fora. Este ecossistema artificial fica localizado ao norte do município, 10 Km de distância da malha urbana.

A barragem de terra mede 11,5 m de altura e 80 m de comprimento. Sua construção data de 1934. Construída no Ribeirão dos Burros (seu principal tributário e afluente do Rio Paraibuna) também são tributários importantes o Córrego da Grama e o Córrego Vista Alegre.

O sistema é formado por barragem de acumulação com tomada de água e extravasor tipo tulipa, adutora de água bruta por gravidade, Estação de Tratamento de Água (ETA) convencional, elevação, reservação e distribuição. Atualmente, abastece cerca 50% da cidade de Juiz de Fora.

A área da bacia de contribuição é de 68 Km² e o volume armazenado de água no reservatório é de aproximadamente 16 bilhões de litros. A vazão regularizada da represa é de 750 l/s.

Características morfométricas do manancial: * Comprimento máximo....... 7,25 Km
* Largura máxima................ 1,7 Km
* Profundidade máxima........ 10,90 m
* Profundidade média........... 6,53 m
* Área de superfície............. 3,7 Km²
* Perímetro......................... 17,8 Km


A represa Dr. João Penido possui 2 ETAS: a mais antiga recebe o nome da represa Dr. João Penido e a mais nova denomina-se Marechal Castelo Branco.

 

Notícias Recentes

 

Fale Conosco

Av. Barão do Rio Branco, 1843 8º, 9º, 10º e 11º andares - Centro Juiz de Fora, MG . CEP 36013-020

Telefone: 115

>> Intranet

© 2010 - Cesama - Todos os direitos reservados . Termos de Uso

ato.interativo - agência web